Imunização

Campanha de vacinação contra gripe será encerrada nesta sexta

A campanha de vacinação contra a gripe vai até hoje; Ministério da Saúde decidiu na semana passada ampliar o público-alvo pois ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis nos postos de saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Ministério da Saúde estendeu a vacinação para toda a população
Ministério da Saúde estendeu a vacinação para toda a população (Ministério da Saúde estendeu a vacinação para toda a população)

BRASÍLIA - Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até hoje para procurar os postos de saúde e garantir a imunização. Nesta última semana, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação a toda população, pois ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis.

Prevista inicialmente para terminar em 26 de maio, a campanha já tinha sido prorrogada com o intuito de alcançar a meta de vacinação para o grupo de risco que, neste ano, é de 90%.

Fazem parte do grupo de risco, crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de saúde; indígenas; gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores.

Proteção

O ministério alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. A vacina disponibilizada nos postos de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Segundo o último balanço, divulgado na sexta-feira,2,, do total de 54,2 milhões de pessoas que compõem o público-alvo em todo, o país, cerca de 41,5 milhões haviam sido vacinadas, isto é, um total de 76,7%.

Mais

O São Luís Shopping, na Avenida Carlos Cunha ( Jaracaty), em parceria com o Ministério da Saúde, abriu espaço para um posto de vacinação, que funcionará hoje, das 10h às 16h, localizado na loja atrás da Casa do Pão de Queijo, no piso 1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.