Melhoramento

Programa Pró-Genética será lançado hoje, em São Luís

Ação capitaneada pela Ascem visa inserir os médios e pequenos pecuaristas do estado às novas tecnologias de melhoramento genético dos seus rebanhos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Bovinos de criadores maranhenses serão melhorados geneticamente
Bovinos de criadores maranhenses serão melhorados geneticamente (pro genetica rebanho bovinos h)

A Associação de Criadores do Maranhão (Ascem), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Governo do Estado e demais órgãos e entidades assinam, às 17h de hoje, no Palácio dos Leões, acordo de cooperação técnica do programa Pró-Genética, que visa inserir os médios e pequenos criadores do estado às novas tecnologias de melhoramento genético dos seus rebanhos.

Em 10 anos de criação, o Pró-Genética já comercializou aproximadamente 15 mil reprodutores zebuínos puros e registrados. O programa é desenvolvido em 17 estados e agora chega ao Maranhão por iniciativa da Ascem. O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges, estará presente no ato de assinatura.

Qualidade

A expectativa é de que as ações do programa impactem positivamente na qualidade e produtividade do rebanho maranhense. “Não temos dúvidas de que o Pró-Genética será um marco para a pecuária do nosso estado, que reúne um dos maiores rebanhos do país”, ressaltou o presidente da Ascem, Ivaldeci Rolim de Mendonça Junior.

Ele destaca a iniciativa da ABCZ em desenvolver um programa dessa importância, que visa promover a democratização da genética bovina, permitindo que animais melhorados também possam ser adquiridos por pequenos e médios criadores para elevar a produtividade e a renda das propriedades rurais. “O Pró-Genética é um programa de inclusão, disseminação e de democratização da genética que chegará às fazendas dos médios e pequenos criadores”, disse Ivaldeci de Mendonça.

Após a implantação, é intenção da Ascem realizar Feiras do Pró-Genética, uma vez identificada a demanda em todas as regiões do estado, com a finalidade de oportunizar aos criadores a aquisição de animais reprodutores, puros de origem.

Assinam o acordo de cooperação

Associação de Criadores do Maranhão (Ascem)
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)
Governo do Estado
Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima)
Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged)
Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp)
Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema)
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MA)
Banco do Brasil

MAIS

O Pró-Genética é um programa concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e apoiado pelos governos federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão-de-obra rural, que tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.