Trânsito seguro

Motoristas são capacitados com simulador híbrido

Primeira turma do Sest/Senat é voltada para condutores de transporte de cargas e de passageiros; objetivo é tornar motorista completo e eficiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Motorista enfrenta variadas situações que ocorrem nas vias urbanas
Motorista enfrenta variadas situações que ocorrem nas vias urbanas (Simulador)

SÃO LUÍS - O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) iniciou ontem a primeira turma de capacitação de profissionais do transporte, usando o simuladores de direção híbrida. A capacitação é voltada a motoristas de transporte de cargas e de passageiros. O objetivo é tornar os condutores mais completos e contribuir para uma direção segura e eficiente.

As aulas teóricas e práticas acontecem em sala especialmente adaptada. O ambiente com recursos de alto padrão tecnológico e didático possibilita total interação dos alunos. O grupo acompanha o desempenho de quem assume o comando veicular no simulador. O motorista enfrenta as mais variadas situações que ocorrem nas estradas e vias urbanas - chuva repentina, neblina, óleo e animal na pista, danos nos veículos, descidas íngremes são algumas interferências.

Segundo Fábio Alves, instrutor do Sest/Senat, em São Luís, o simulador vai ajudar a aprimorar o trabalho de motoristas profissionais de cargas e de passageiros. “Com isso, vamos aumentar a segurança no trânsito e reduzir os custos dos transportadores. Por meio do simulador, o motorista vai poder experimentar diversas situações reais do dia a dia como acidentes nas vias, buracos, a presença de animais e treinar a forma mais segura de reagir sem que haja prejuízos para ele ou a empresa”, destacou.

Com o simulador, serão oferecidos cinco cursos. O iniciado ontem é o de “Aperfeiçoamento na forma de dirigir”, com carga horária de 28 horas. Cada turma tem capacidade para formar 15 alunos, que irão se revezando no equipamento, enquanto os demais acompanham as orientações com um instrutor. Os cursos terão cinco módulos e o total de 28 horas aula. Os conteúdos dos cursos abordam temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e de cargas especiais e manobras. A meta é formar 50 mil profissionais em três anos. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E em todo o Brasil com os 60 equipamentos já disponíveis.

A iniciativa ocorre em um momento em que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já sinaliza a possibilidade de estender a obrigatoriedade do uso do simulador na formação de condutores de todas as categorias. Atualmente, ele é obrigatório apenas na formação de condutores que se habilitaram na categoria B.

“Utilizar simulador na capacitação de profissionais habilitados possibilita criar situações que talvez o motorista não tenha passado, mesmo tendo bastante tempo de condução, e proporciona a vivência de inúmeras possibilidades que não seriam possíveis em um treinamento real. As propostas pedagógicas dos cursos que utilizam os simuladores permitem acompanhar o desempenho e a evolução dos alunos em tempo real”, explicou Fábio Alves.

O simulador faz parte do projeto “Simulador de direção Sesta/Senat - Eficiência e Segurança no Trânsito”, que disponibilizou 60 equipamentos do tipo em todo o país para treinar e capacitar motoristas de caminhão, ônibus e carreta. Ao todo, estão sendo investidos R$ 41,5 milhões. Além dos equipamentos de ponta, o projeto inclui proposta pedagógica, capacitação de instrutores, desenvolvimento dos cursos e horas técnicas de manutenção. O projeto é considerado fundamental, porque quando o motorista dirige de forma adequada há economia de combustível, menos gastos com manutenção e redução de custos operacionais.

SAIBA MAIS

Inscrições

As inscrições para os cursos são abertas para trabalhadores do setor de transportes e motoristas autônomos cadastrados no SEST/SENAT. No caso dos autônomos basta procurar a coordenação. Os demais devem se inscrever via sua empresa empregadora. Por hora estes cursos não serão abertos à população em geral.

Endereço
Em São Luís, o SEST/SENAT fica na Avenida João Pessoa, nº 242, Jordoa.
Contatos
Cursos: (98) 3216-4614
Recepção de Saúde: (98) 3216-4614

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.