Espaço

CLA lança o 20º Foguete de Treinamento Básico

Operação Falcão I/2017, que acontecerá hoje, visa manutenção operacional de sistemas e profissionais do Centro de Lançamento de Alcântara

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

ALCÂNTARA - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza hoje o lançamento do 20º Foguete de Treinamento Básico (FTB). A ação integra o cronograma de atividades da Operação Falcão I/2017, que envolve lançar e rastrear o veículo - sem carga útil científica - por meio de dados de telemetria. O objetivo da operação é manter o treinamento operacional dos profissionais e do próprio CLA e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação do FTB.

O lançamento deve ocorrer no período da manhã e irá testar todos os meios e procedimentos do Centro relacionados às operações espaciais. Na operação serão testados sistemas e aparelhos e treinadas as equipes envolvidas com as atividades de meteorologia, telemetria (antenas), rastreio (radares), segurança em solo e de voo, segurança do trabalho, serviço de saúde, planejamento operacional (cronologia on-line), meios aéreos, tratamento de dados, sincronização, telecomunicações, logística, controle avançado (casamata), redes operacionais e contra incêndio.

A Operação Falcão I/2017 está ocorrendo desde a última segunda-feira,5, e será encerrada amanhã,9. Toda a equipe operacional e de apoio do CLA estão envolvidos, além do Grupamento de Apoio de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Destacamento de Saúde de Alcântara (DS-AK).

MAIS

Dados sobre o Foguete de Treinamento Básico (FTB)

- O AV-FTB é um veículo de treinamento destinado a proporcionar treinamento operacional ao efetivo e testar a prontidão da infraestrutura dos Centros (CLA/CLBI) para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

- Utiliza propelente sólido e é estabilizado aerodinamicamente por quatro empenas envolventes.

- O sistema de lançamento emprega casulo reutilizável.

- O veículo é composto de: motor-foguete e carga-útil.

Características do FTB

- Comprimento total: 3,05 metros

- Diâmetro do veículo (calibre): 127 mm

- Peso total do veículo: 68,3 quilogramas
- Peso de propelente: 29,2 quilogramas
- Peso reservado para experimento: 5 quilogramas
- Apogeu aproximado (82°) (estimado): 30 quilômetros
- Tempo total de voo (estimado): 2 minutos e 46 segundos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.