Descaso

Sem fotossensores, uso de celular no trânsito não está sendo registrado

De janeiro a abril deste ano, redução foi de 96,42% no total de ocorrências, em comparação aos primeiros cinco meses de 2016, segundo dados do Detran; bastam cinco minutos no trânsito para flagrar essa irregularidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Flagrante de condutor de veículo ao celular no trânsito de São Luís; situação é comum na cidade
Flagrante de condutor de veículo ao celular no trânsito de São Luís; situação é comum na cidade (Celular)

SÃO LUÍS - O número de multas aplicadas a motoristas que têm o hábito de dirigir utilizando o celular sofreu uma redução drástica, em São Luís. De janeiro a abril deste ano, houve diminuição de 96,42% no total de ocorrências em comparação aos primeiros cinco meses de 2016, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). Essa redução teria ocorrido não porque o condutor está mais consciente, mas porque, sem a fiscalização eletrônica, as ocorrências deixaram de ser registradas como deveriam. No Brasil, o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) proíbe o uso do celular desde 1997, mas a prática continua.

Em fevereiro de 2016, foram registradas 322 multas do tipo em São Luís. Somente este número, o menor quantitativo da infração registrado nos de janeiro a maio daquele ano, já foi maior que todo o registro dos quatro primeiros meses de 2017, que somam 204 ocorrências. Janeiro deste ano teve apenas 3 multas registradas. Março foi o mês com mais registros: 73.

Em 1997, quando entrou em vigor o CTB, a maioria dos motoristas ainda não tinha o hábito de dirigir falando ao celular, e mesmo o ato sendo previsto no Código, a infração de trânsito era considerada de natureza média, com multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A popularização do aparelho, por um lado, aliada à punição branda, fizeram o número de ocorrências deste tipo aumentar e a punição ficar mais rígida.

Em 2015, mais de 6 mil condutores foram multados na capital por dirigir usando o telefone celular. Em 2016, esse número foi de 4,5 mil, embora esta ainda seja uma das infrações mais cometidas pelos condutores que trafegam pelas ruas e avenidas da cidade, conforme estatísticas do Detran.

E bastam cinco minutos no trânsito para flagrar motoristas com uma mão ao volante e outra segurando o aparelho. Com o surgimento e popularização das redes sociais o problema só piorou, pois, além de ligações, os condutores enviam mensagens de texto, áudio e acessam a internet ao mesmo tempo em que dirigem.

Riscos
A obsessão por consultar redes sociais, escrever sms, distrair-se com aplicativos e acessar a internet pelo smartphone pode ser prejudicial e perigosa. Se feita ao dirigir, aumenta em duas vezes a chance de alguém se envolver em acidentes. A distração faz as pessoas desviarem o olhar da estrada em média 23 segundos. Para um carro a 60 quilômetros por hora, isso representa 380 metros de percurso às cegas.

Situações como alcançar o telefone, olhar o contato que está ligando ou tentar digitar um número elevam em três vezes a chance de um acidente, mais do que mandar mensagem, apesar de o tempo sem olhar para a estrada ser menor, pois nesse momento o motorista se desconcentra da atividade principal (dirigir) e se concentra no celular. Ele leva três, quatro segundos para pegar o telefone e está com a visão direcionada para o aparelho, a audição voltada para ele, assim como a atenção, fazendo uma direção de alto risco. É o que diz o Detran.

E o motorista continua sendo afetado mesmo após desligar o celular. Isso ocorre porque a atenção não se volta imediatamente para a estrada. A pessoa ainda vai ficar alguns segundos, talvez minutos, refletindo sobre o que ouviu.
Ao direcionar a atenção seletiva para outro lugar, um telefonema ou uma mensagem, o cérebro entra em uma espécie de modo automático. É comum até não se lembrar de trechos da rua ou da estrada pelas quais percorreu.

Números

2016
Janeiro – 571 multas aplicadas por dirigir ao celular
Fevereiro – 322 multas aplicadas por dirigir ao celular
Março – 1.684 multas aplicadas por dirigir ao celular
Abril – 945 multas aplicadas por dirigir ao celular
Maio – 2.181 multas aplicadas por dirigir ao celular

Total – 5.703

2017
Janeiro – 3 multas aplicadas por dirigir ao celular
Fevereiro – 60 multas aplicadas por dirigir ao celular
Março – 73 multas aplicadas por dirigir ao celular
Abril – 68 multas aplicadas por dirigir ao celular

Total - 204

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.