Proteção imunológica

Município amplia em 12,6% cobertura vacinal contra a gripe

Em duas semanas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 25.322 pessoas receberam as doses. Campanha será encerrada na próxima sexta-feira,9

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Criança sendo vacinada em unidade de saúde no São Francisco
Criança sendo vacinada em unidade de saúde no São Francisco (Criança sendo vacinada em unidade de saúde no São Francisco)

SÃO LUÍS - A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde ( Semus), de acordo com determinação do Ministério da Saúde que estendeu o prazo e o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, gerou aumento na procura pelas doses nas unidades de atendimento. Nas últimas duas semanas - de 25 de maio até ontem - , 25.322 pessoas foram imunizadas. A campanha será encerrada na próxima sexta-feira,9.

Apesar da ampliação na cobertura, a Semus para cumprir com a meta estabelecida - ou seja, imunizar 201.187 pessoas -, terá que vacinar em três dias 66.995 pessoas, o que daria uma média aproximada de pouco mais de 22.331 aplicações por dia. Para cumprir com o saldo estipulado, a secretaria está disponibilizando 61 postos de atendimento.

Ontem, por exemplo, vários postos de saúde da capital tiveram registro de atendimento acima da média normal. Segundo a Semus, mesmo com o encerramento da campanha, as doses remanescentes permanecerão à disposição do público a partir da próxima semana.

Na Unidade de Saúde da Família Bezerra de Menezes, no São Francisco, de acordo com o setor de Imunização, cerca de 300 pessoas foram vacinadas entre às 8h e às 17h de ontem. Segundo a direção do local, o número é considerado alto. “Normalmente temos uma faixa diária de atendimentos que não supera 100 pessoas. Nesta terça-feira, triplicamos nosso número de atendimento”, disse Israel Costa, responsável pelo setor.

Do lado de fora da sala de vacinação da unidade, na tarde de ontem, era grande a fila de pessoas interessadas na vacinação contra a gripe. “Eu não tive tempo para estar em um dos postos de vacinação antes da prorrogação. Agora está sendo possível receber a dose de vacina”, disse a dona-de-casa Kerlen Pereira da Paz, moradora do São Francisco.

Pessoas jovens também estivaram na unidade de saúde já que, de acordo a Semus, até o momento as crianças formam o público com menor cobertura de imunização da campanha. “Eu tenho medo de tomar vacina, mas sei que é importante para a gente estar protegida”, disse a estudante Francinete Ribeiro, de 10 anos.

No Centro de Saúde do Bairro de Fátima houve também grande registro de pessoas na sala de imunização. “No início da campanha, apesar dos apelos insistentes à população, tivemos registro satisfatório de pessoas para serem imunizadas apenas no dia D da campanha. Agora, com a prorrogação, muita gente decidiu vir ao posto receber a vacina”, disse a enfermeira Eslen Duarte, funcionária do CS do Bairro de Fátima.

Ampliação

A ampliação do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe foi determinada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira,3. A justificativa do Governo Federal para a medida foi a grande oferta de doses de vacina em todo o país. Até o início desta semana, 10 milhões de doses da vacina contra a gripe ainda estavam disponíveis.

Público-alvo

Este ano, a campanha foi direcionada inicialmente para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas compõe o grupo prioritário.

Números

- 201.187 é a meta da campanha contra a gripe este ano em São Luís

- 66.995 pessoas ainda não foram vacinadas contra a gripe

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.