Talentos

Espaço para novos artistas

Exposição realizada na Procuradoria Geral do Estado reúne trabalho de 16 novos artistas plásticos da cena maranhense; mostra fica em cartaz até o dia 20 deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Mostra reúne trabalhos de 16 novos artistas
Mostra reúne trabalhos de 16 novos artistas

SÃO LUÍS- Um total de 16 artistas estão com suas obras reunidas na exposição “Nem verdes, nem maduros: frutos de vez”, que está em cartaz na Procuradoria Geral do Estado (PGE/MA) até o próximo dia 20. A mostra tem curadoria da artista plástica Janete Nakatani.

A exposição reúne 57 telas produzidas nas técnicas mista, óleo sobre tela e acrílico sobre tela e todos os artistas são estudantes de cursos realizados na Morada das Artes. Com certa trajetória nas artes, eles, agora, buscam espaço dentro do universo artístico regional. O nome da exposição faz referência à denominação do grupo de estudantes e ao fato de não se considerarem artistas totalmente maduros, mas de já terem ultrapassado a barreira de principiantes.

“Alguns já produziram mostras individuais. Mas, para ter maior aceitação, resolvemos formar o grupo ‘Frutos de vez’, para nos dar mais possibilidades e abrir as portas, como está sendo nessa oportunidade de estarmos aqui, na PGE”, explicou.

Telas mostram a diversidade de estilos artísticos
Telas mostram a diversidade de estilos artísticos

Projeto

A artista Kátia Borges está com 10 telas em exposição, com temas diversos, sendo ‘Reviver’, a preferida dela. “Eu acho essa cidade linda, a história dos casarões, nossas raízes. Isso tinha que ser retratado. A cidade é muito linda e tinha que ficar eternizada na tela”, disse a pintora. “Eu sempre pinto a beleza que eu vejo dentro de mim e ver isso nos olhos da pessoa, engrandece a alma”, complementa.

O procurador geral adjunto de assuntos estratégicos, Bruno Tomé Fonseca, ações do tipo são importantes. “Recebemos a proposta da exposição com muita satisfação e acredito que é um papel nosso também a difusão da cultura. Além disso, as obras deram mais beleza ao prédio”.

A ideia de trazer a exposição para dentro da sede da Procuradoria Geral do Estado foi da chefe da Divisão de Documentação e Arquivo da PGE, Sandra Setúbal. “Eu tenho interesse em aprender as técnicas de pintura. E, ao visitar a Morada das Artes, vi quanto trabalho bonito esses artistas têm por lá. A Procuradoria abrir espaço para eles foi uma ótima oportunidade para eles e para nós também, em poder apreciar esses belos trabalhos

O quê : Exposição coletiva de telas de artistas plásticos
Quando: até o dia 20 deste mês
Onde: Sede da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão PGE/MA – Avenida Presidente Juscelino, Lt. 25, Qd. 22 – Quintas do Calhau

Obras expostas

De Eduardo Sá

Meu sol, meu mar Onda nas pedras
Copos de Leite
Rosas espalhadas

De Carlos Wagner Fernandes
Mulher rendeira
Poderosa Carlos

De Vanilda Mandelli
Guerreira
De Darcy M. Silva
Natureza delicada

De Willian Martins
Boi de Matraca
Crioulas
Multidão

De Marcílio Alexandre Falcão Gomes
Devoção
De Joe Abreu
No rio

De Janete Nakatani
Justiça
Urbana
Cravo e Canela
Noturno
Imigrantes
Praça da Praia Grande
Fazendo Chuá
Craquelê
Guarnicê II
Maranhão meu tesouro
Bendita

De Paulo Cavalcanti
História refletida
Labor pueril
O adeus

De Osvaldo Junior
Navegante Olé
Alcântara

De Sergio Cunha
Casario
O Flautista
De Rosário Maciel
Francesa
Passaredo

De Kátia Borges
Beira rio
Casario
Pescador
Reviver
O Flautista
Olhos e bocas
Faces
O bosque
Caminho
Na praia

De Marilene Vargas
Drink
Boca
Pop casal
Eu
Copos de leite
Moinhos Jardim de Monet
Toureiro
Casal romântico
Prédios

De Luís Moraes
Destinos

De Lucas Ewerton
Pescador

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.