EaD

Educação a Distância cresce de forma contínua

FGV Online consolida soluções neste segmento, com cursos de graduação que exploram o desenvolvimento de competências relacionadas às práticas de gestão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Cursos a distãncia são ideais para quem não tem tempo para aulas presenciais
Cursos a distãncia são ideais para quem não tem tempo para aulas presenciais (FGV educação à distância)

SÃO LUÍS - A Educação a Distância (EaD) é um dos segmentos que mais cresce no Brasil. Atender alunos com necessidades especiais, pessoas que moram longe dos grandes centros urbanos ou de instituições renomadas, oportunidade de “superespecialização” em instituições estrangeiras sem sair do próprio país, treinar uma equipe de colaboradores com custo reduzido, flexibilidade nos dias e horários de estudos, estão entre os fato­res que fazem a EaD crescer potencialmente mais rápido que a modalidade presencial no Brasil e no exterior, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

A modalidade vem ganhando espaço nos últimos anos de acordo com o Ministério da Educação (Mec). Entre 2003 e 2013, o número de pessoas matriculadas subiu de 49.911 para 1.153.572. Em um país de dimensões continentais, o formato presencial não supre a necessidade da população. Isso abre caminho para a EaD e a procura existe para cursos técnicos, tecnólogos, graduação, atualização, aperfeiçoamento e pós-graduação.

Ainda segundo a Abed, o crescimento é continuo e, em 2014, o número de estudantes já ultrapassava 3,8 milhões. Conforme o levantamento feito pelo Censo EaD Brasil 2015, os alunos da modalidade a distância têm características como: 53% são mulheres; 49,78% tê̂m entre 31-40 anos; aproximadamente 70% das instituições privadas e das instituições públicas federais contam com alunos que, em sua maioria, estudam e trabalham.

Curso superior

Atenta às necessidades dos profissionais que pretendam se apropriar de novas ferramentas e técnicas de gestão e que buscam a rápida aplicação no mercado de trabalho, a FGV Online disponibiliza os cursos superiores de tecnologia a distância. São cursos de graduação que exploram o desenvolvimento de competências relacionadas às práticas de gestão, com foco em resultado, tomada de decisões, princípios de qualidade e atendimento ao cliente.

O FGV Online consolida a atuação da FGV em seus programas de educação continuada, não só atendendo estudantes de graduação e de pós-graduação, executivos e empreendedores, como também desenvolvendo projetos de e-learning em universidades corporativas, com soluções e metodologia de educação a distância compatíveis com as necessidades de seus clientes e parceiros.

Para Cleide Lucia Reis, diretora do Isan e conveniada FGV no Maranhão, as graduações da FGV Online são ideais para algumas situações específicas. “Estudar a distancia é a alternativa para quem se vê privado de ingressar no ensino superior por falta de tempo para estar cinco vezes por semana em uma sala de aula tradicional. Para quem gastaria muito tempo se deslocando por centenas de quilômetros entre a cidade de origem e a instituição de ensino superior mais próxima. Quem não dispõe de boas instituições de ensino superior próximo a sua residência”, lista.

Metodologia

Os cursos possuem, no mínimo, 1.600 horas, e são estruturados em semestres, que se desdobram em quatro disciplinas, cursadas duas a duas. Ao final de cada par de disciplinas, é realizado, preferencialmente no domingo, um evento presencial. Cada matéria é conduzida por um professor-tutor, especialista nessa área de conhecimento e capacitado para atuar em EaD.

São realizadas, no ambiente virtual de aprendizagem, atividades individuais, em equipe, fóruns e reuniões on-line. A avaliação no curso afere, além da participação efetiva na sala de aula virtual, o desempenho nas atividades on-line, no workshop e em provas presenciais.

A flexibilidade nos horários de estudos não significa que o aluno estude menos. Pelo contrário, o fato de não ter um professor cobrando diariamente e de modo presencial o conteúdo e as atividades exige do aluno um esforço redobrado e mais comprometimento para acompanhar todo conteúdo pelo ambiente virtual, bem como complementá-lo com leituras e pesquisas paralelas, interagir com o professor, monitor e colegas nos fóruns virtuais da turma, entre outros.

Outro ponto forte para quem estuda a distância é o networking, uma vez que o aluno estará em contato com pessoas de outras cidades, estados ou de outras nacionalidades, uma vez que não há uma limitação territorial. Além de enriquecer o debate durante as aulas ou atividades, é possível que surjam oportunidades de realizar ou expandir negócios com empresas, clientes, prestadores de serviços ou fornecedores.

Diferenciais da graduação on-line

- Professores com a qualidade FGV, com inserção profissional direta nas mais diversas áreas de gestão.
- Ampliação e densificação da compreensão das questões relacionadas à gestão de empresas públicas e privadas.
- Know-how acadêmico da Ebape-FGV aliado à sofisticação tecnológica do FGV Online, determina a dosagem adequada para um aprendizado a distância.
- Incentivo à adoção de visão estratégica e interdisciplinar na condução de ações empresariais.
- Time de professores-tutores titulados nas áreas das disciplinas que orientam e capacitados para atuar em educação a distância.
- Modalidade: cursos gratuitos, atualização, graduação, especialização / MBA, aperfeiçoamento e in company.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.