Eleição

Vantagem de May cai para 3 pontos a uma semana de eleição no Reino Unido

Partido Trabalhista, de oposição, aparece com 39 %, contra 42 % dos conservadores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

LONDRES - A aposta da primeira-ministra britânica, Theresa May, de convocar novas eleições foi colocada definitivamente em questão ontem, após uma pesquisa de intenção de voto mostrar que a vantagem do seu Partido Conservador caiu para 3 pontos percentuais. O levantamento YouGov é divulgado apenas uma semana antes da votação.

No sinal mais forte até agora de que a eleição vai ser muito mais acirrada do que imaginado anteriormente, a vantagem de May caiu de 24 pontos para 3 pontos desde que ela surpreendeu, tanto adversários quanto o mercado financeiro, ao convocar a eleição no dia 18 de abril, segundo a Reuters. Na última pesquisa, o Partido Trabalhista, de oposição, aparece com 39 %, contra 42 % dos conservadores.

A perda maioria parlamentar pelos conservadores na eleição de 8 de junho pode tumultuar a política britânica. O fracasso enfraquece May no momento em que negociações formais sobre a saída do Reino Unido da União Europeia estão prestes a começar. A Uniãoe Europeia pretendia começar as negociações ainda em junho, pouco tempo depois das eleições.

Debate

Apesar da queda nas pesquisas, ela se recusou a participar de um debate na rede BBC. O trabalhista Jeremy Corbyn viu na decisão de não ir ao debate "outro sinal de fragilidade" da premiê, enquanto a líder dos Verdes, Caroline Lucas, qualificou sua ausência como um "ato de extrema covardia", segundo a France Presse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.