Denúncia

Putin diz que nenhum hacker pode interferir em resultado de eleições

Mandatário reconheceu, no entanto, que tensões entre Rússia e Ocidente podem ter motivado ataques individuais, sem envolvimento do governo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

MOSCOU - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou ontem em um discurso no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo a respeito das constantes denúncias de que hackers russos teriam tentado influenciar eleições, sobretudo Estados Unidos e na França.

"Nenhum hacker pode ter um impacto radical em uma campanha eleitoral em outro país. Nenhum hacker pode influenciar campanhas eleitorais em nenhum país da Europa, da Ásia ou da America", especificou.

"Não apoiamos este tipo de operação a nível de Estado e não temos a intenção de fazer isto no futuro. Pelo contrário, lutamos contra", disse ele, negando qualquer envolvimento do Kremelin com atividades desse tipo.

O mandatário ainda se referiu aos hackers como "artistas que acordam de bom humor e começam e pintar". Embora tenha negado qualquer envolvimento estatal, o presidente afirmou que as tensões entre a Rússia e o Ocidente podem ter motivado alguns indivíduos "patriotas" a invadirem sistemas. para defender os interesses russos.

'Russofobia'

Em sua fala, Putin também denunciou a "russofobia contraproducente" e afirmou que a mesma "não vai durar eternamente".

Ele afirmou que a emergência de um mundo multipolar, graças em particular aos esforços da Rússia, segundo ele, desagrada alguns que impõem a Moscou "restrições econômicas, cujo efeito é absolutamente nulo", de acordo com a France Presse. Para o líder russo, uma das causas da "russofobia" "é a defesa que faz a Rússia dos seus interesses legítimos", segundo a Efe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.