O debate continua

MP vai propor ação de inconstitucionalidade da lei que proíbe a utilização do Uber em São Luís

Promotora do consumidor da capital informou que entrará com representação na Procuradoria Geral de Justiça

Eduardo Lindoso / OEstadoMA.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Litia Cavalcanti, promotora do consumidor de São Luís, se manifestou sobre o Uber
Litia Cavalcanti, promotora do consumidor de São Luís, se manifestou sobre o Uber

SÃO LUÍS – A Promotora de Justiça do Consumidor de São Luís, Litia Cavalcanti, afirmou, em uma rede social que tem em suas mãos um projeto que discute a legalização do Uber na capital maranhense. Em sua publicação, a promotora manifestou também a sua opinião, afirmando que entende que o serviço é legal e informou representará, junto a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), uma ação direta de inconstitucionalidade da Lei Municipal 429, que proíbe uso da plataforma de transporte na cidade.

LEIA MAIS

Apreensão de suposto carro do Uber é impedida por populares

Número de motoristas Uber estagnou após apreensões

Uber tem 900 veículos cadastrados em São Luís, mesmo com proibição

Usando o Twitter, Litia Cavalcanti falou sobre o projeto e disse que entende que o Uber é constitucionalmente legal. “UBER. processo q discute a legalidade em slz esta conosco. Entendo q o serviço é legal e constitucionalmente amparado (sic)”. Em seguida, a promotora revelou uma ação na PGJ. “UBER. Estamos representando ao Pgj com vistas a propor ação direta de inconstitucionalidade da lei municipal 429”, escreveu.

No início do mês passada, foi publicada a Lei nº 429, de 23 de novembro de 2016 - de autoria da vereadora Luciana Mendes (PP) e cuja promulgação ocorreu no dia 26, que proíbe o serviço do Uber em São Luís. Em enquete elaborada pela Câmara de São Luís e publicada em seu site oficial, a maioria dos participantes votou pela liberação do Uber na cidade.

Manifestação de Litia Cavalcanti na internet
Manifestação de Litia Cavalcanti na internet

Segundo levantamento feito por O Estado, o aplicativo de transporte Uber já conta com 900 veículos cadastrados na capital maranhense. De acordo com a Comissão dos Motoristas e Parceiros de Aplicativos da Ilha - criado por mo­toristas do Uber na cidade -, alguns veículos que oferecem o serviço já foram guinchados em São Luís. ]

Na quinta-feira (1º), a apreensão de um carro que supostamente fazia parte da Uber foi impedida por populares na saída de um shopping, no bairro Turu. Segundo informações do proprietário do veículo, o universitário, de 31 anos, Frank Willen Oliveira, ele havia parado na porta do shopping para deixar uma pessoa conhecida. Assim que parou, um grupo de taxistas chamou alguns agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) para recolher o veículo do jovem, alegando que o carro estava a serviço da Uber.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.