Violência

Explosão em bairro de embaixadas em Cabul deixa ao menos 80 mortos

Prédios das embaixadas da Alemanha, da França e da Turquia foram atingidos; nenhum grupo reivindicou o ataque, mas o Talibã negou qualquer envolvimento; entre as vítimas, estão mulheres e crianças

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Homem ferido se arrasta após explosão no bairro das embaixadas em Cabul
Homem ferido se arrasta após explosão no bairro das embaixadas em Cabul ( Homem ferido se arrasta após explosão no bairro das embaixadas em Cabul)

CABUL - Um atentado com caminhão-bomba ontem em Cabul, capital do Afeganistão, deixou ao menos 80 mortos e pelo menos 400 feridos, segundo o vice-ministro do Interior, Murad Ali. O ataque foi perpetrado em uma área de alta segurança, perto do Palácio Presidencial, de várias embaixadas e edifícios do governo. Veículos da imprensa internacional como a BBC, a CNN e a Associated Press falam em 90 mortos pela explosão. Nenhum grupo reivindicou o ataque, mas o Talibã negou qualquer envolvimento.

O porta-voz do ministério afegão da Saúde, Waheed Majroh, informou que, entre as vítimas, estão mulheres e crianças e que o balanço ainda pode aumentar pois corpos ainda estão sendo retirados dos escombros.

Com o número elevado de vítimas, o ministério do Interior fez um apelo à população para a doação de sangue nos hospitais da capital.

Um motorista da BBC morreu e quatro jornalistas ficaram feridos no ataque, que aconteceu por volta das 8h25 (horário local, 0h55 de Brasília), no Distrito Policial 10, perto da Praça Zanbaq.

A explosão aconteceu perto da Embaixada da Alemanha, que ficou danificada, mas as equipes de segurança e o governo alemão ainda acham que é cedo para dizer que o imóvel era o alvo do ataque. O ministro de relações exteriores alemão, Sigmar Gabriel, afirmou que a equipe de segurança afegã que trabalhava no prédio está provavelmente entre os mortos e que algumas pessoas ficaram feridas, mas a maioria sem gravidade.

Os prédios da França e da Turquia também foram afetados. O governo da Turquia garantiu que seus funcionários não se feriram. A ministra francesa de negócios europeus, Marielle de Sarnez, afirmou que até o momento não há relato de pessoas machucadas na embaixada francesa.

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, 11 cidadãos americanos ficaram feridos no incidente, mas nenhum deles corre o risco de morrer.

A explosão foi tão violenta que abalou parte da cidade, quebrando vidraças e gerando pânico entre a população. Testemunhas relataram que 30 carros que circulavam na região ficaram destruídos. Uma densa coluna de fumaça podia ser vista à distância.

De acordo com fontes da France Presse (AFP), a explosão foi provocada por um caminhão-pipa que continha mais de uma tonelada e meia de explosivos e deixou uma cratera de sete metros de profundidade.

Após o atentado, muitas pessoas tentavam desesperadamente entrar na área isolada para saber notícias de familiares e amigos, constatou a AFP. “Graças a Deus, o pessoal da embaixada indiana está são e salvo após a enorme explosão em Cabul”, tuitou a chefe da diplomacia indiana, Sushma Swaraj.

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, condenou fortemente o ataque “covarde no mês sagrado do Ramadã que visou civis inocentes", e classificou o atentado como um "crime de guerra". Na semana passada, ele tinha pedido que todos os grupos insurgentes respeitassem a comemoração do mês sagrado e interrompessem suas ações armadas.

Caminhão com explosivos

O porta-voz da polícia de Cabul disse que as primeiras investigações apontam que o veículo, um pequeno caminhão do serviço de rede de esgoto, foi carregado de explosivos. "O alvo não está ainda claro, mas foi perto da Embaixada da Alemanha", afirmou Basir Mujahid. A área foi isolada e as investigações continuam.

Até o momento, o ataque não foi reivindicado, mas a explosão ocorre logo após o anúncio da “ofensiva de primavera” dos talibãs. O grupo Estado Islâmico (EI) comete atentados regulares contra Cabul.

No entanto, no domingo,28, os talibãs provocaram uma explosão com um carro-bomba, em um ponto de ônibus em Khost, no sudeste do país, deixando 13 mortos e oito feridos, no primeiro dia do Ramadã.

O chefe do Pentágono, Jim Mattis, declarou recentemente que esperava “mais um ano difícil” para o Exército afegão e os soldados estrangeiros no Afeganistão.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, analisa o envio de mais militares ao Afeganistão para resolver o impasse. Os EUA têm 8.400 militares no território afegão, apoiados por 5 mil homens de países aliados da Otan. A principal missão deste contingente é treinar e aconselhar os soldados locais.

Papa

O Papa Francisco expressou suas condolências aos afetados pelo atentado, um "brutal ato de violência".

"Após tomar conhecimento, com tristeza, do abominável ataque em Cabul e dos muitos mortos e feridos graves, o papa Francisco manifesta as suas sentidas condolências a todos os que foram afetados por este brutal ato de violência", diz a mensagem enviada pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolín, em nome do pontífice ao embaixador afegão na Itália, Zia Uddin Nezam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.