Era Digital

TV Mirante realiza ação de conscientização do desligamento do sinal analógico

Atividade aconteceu na tarde de ontem no Senai da área Itaqui Bacanga. Na Grande São Luís, desligamento do sinal analógico deve acontecer a partir de 28 de março de 2018

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Mais uma ação da TV Mirante, ontem, sobre o sinal digital
Mais uma ação da TV Mirante, ontem, sobre o sinal digital ( Mais uma ação da TV Mirante, ontem, sobre o sinal digital)

SÃO LUÍS - Como parte das ações para o desligamento do sinal analógico no Maranhão e a implantação do digital, a TV Mirante, afiliada da Rede Globo, realizou na tarde de ontem mais uma ação de conscientização, informando para a população sobre as mudanças que ocorrerão com a alteração do sinal. A atividade aconteceu no Senai da área Itaqui-Bacanga, localizado no bairro da Vila Embratel, em São Luís.

As atividades da TV Mirante no que diz respeito à conscientização sobre a era digital foram iniciadas no dia 25 deste mês, com um treinamento realizado no Senai, no bairro Monte Castelo, em São Luís. Técnicos da emissora falaram sobre as mudanças tecnológicas para alunos da instituição de ensino.

Já na tarde de ontem, a atividade aconteceu no Senai da área Itaqui-Bacanga com a participação de alunos dos cursos tecnológicos da instituição de ensino. Durante o encontro, técnicos do setor de Engenharia da TV Mirante fizeram uma exposição sobre as implicações técnicas da mudança do sinal analógico para o digital e quais serão as consequências destas medidas na percepção do público. Durante o treinamento, a gerência de programação da emissora também confirmou o desligamento do sinal analógico a partir do dia 28 de março do ano que vem.

A capacitação técnica serviu para conscientizar a população sobre os benefícios do sinal digital. O desligamento acontecerá até o dia 28 de março de 2018 na Região Metropolitana de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) e também nos municípios de Icatu, Bacurituba, São Bento, Rosário, Alcântara e Bacabeira.

Além disso, também no próximo ano está previsto o desligamento do sinal analógico nas cidades de Imperatriz, Timon e Araioses. “ Garantimos para as pessoas que o sinal que estão assistindo é digital”, disse Edson Lima, diretor de Tecnologia do Grupo Mirante.

Um dos critérios determinados pelo Governo Federal para o desligamento do sinal analógico é que 93% dos domicílios de uma determinada região já estejam aptos para receber apenas o sinal digital. Caso isso não aconteça, o prazo para o desligamento será prorrogado até que esse percentual seja atingido.

Mais

A maioria das TV mais modernas já estão aptas para receber o sinal digital. Aquelas que não estão, os proprietários devem comprar um conversor digital e uma antena. As pessoas inscritas no Cadastro Único, que são beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal, recebem um kit para a recepção do sinal, composto por uma antena, um conversor e um cabo.

Frase

“O nosso objetivo é que as pessoas sejam multiplicadores e levem a informação para as suas casas, condomínios e bairros”

Edson Lima

Diretor de Tecnologia do Grupo Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.