Violência

Morre em Imperatriz idosa espancada pelo sobrinho

Acusado, usuário de drogas, que foi preso logo depois do crime, ocorrido no dia 29 de abril, roubou ainda o celular da vítima; ela estava internada em um hospital da cidade, se submeteu a três cirurgias, mas não resistiu

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Douglas Barbosa Silva que matou a sua tia para roubar um celular
Douglas Barbosa Silva que matou a sua tia para roubar um celular ( )

IMPERATRIZ - Mais um caso de barbárie, tendo como vítima uma idosa, foi registrado pela polícia, desta vez na cidade de Imperatriz. É o segundo crime desse tipo em menos de dois meses, no Maranhão. A polícia confirmou ontem a morte da aposentada Maria Divina Sobrinho Lima, de 62 anos, que estava internada no Hospital Macro Regional de Imperatriz desde o dia 29 de abril. Ela foi espancada em sua residência, no bairro Bacuri e ainda teve a quantia de R$ 1 mil e o celular roubados por seu sobrinho, Douglas Barbosa Silva, idade não revelada, que está preso na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI).

O delegado Eduardo Galvão, regional de Imperatriz, informou que a idosa morreu durante a noite de segunda-feira, 29, e somente na manhã de ontem o corpo foi liberado para os familiares. A vítima, no período de internação, foi submetida a duas intervenções cirúrgicas no rosto, mas não resistiu.

Eduardo Galvão afirmou, também, que a morte da idosa foi comunicada na manhã de ontem ao Poder Judiciário. O agressor, Douglas Barbosa Silva, vai responder, além de agressão física e violência doméstica, pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). “Inicialmente, pelos crimes cometidos, esse criminoso foi enquadrado na forma tentada, mas passará a consumada, já que a vítima morreu”, explicou o delegado.

Espancamento
Douglas Barbosa Silva, natural da cidade de Buriticupu, é usuário de drogas. Ele estava residindo com a tia, em Imperatriz, devido ao tratamento que estava fazendo em uma clínica de dependentes químicos. Ele, inclusive, chegou a ficar mais de dois meses internado nessa unidade de saúde.

A agressão, segundo a polícia, ocorreu na residência da idosa, no dia 29 de abril, e teria sido motivado após o criminoso ter roubado R$ 1 mil e o celular de sua tia. Maria Divina levou vários chutes, principalmente na cabeça e no rosto. A sessão de espancamento parou com a intervenção de vizinhos.

A polícia foi acionada e conseguiu prender o acusado em uma área de matagal, no bairro Bacuri. Ele foi apresentado na Delegacia Regional de Imperatriz, onde foi autuado por agressão física e violência doméstica, mas com a morte da vítima foi acrescentado o roubo seguido de morte.

Mais ocorrência
Na última sexta-feira, a polícia prendeu, na cidade de Raposa, o bacharel em Direito Roberto Elísio Coutinho de Freitas, o Gordo, de 50 anos, por ter agredido física e psicologicamente a sua mãe, Joseth Coutinho Martins de Freitas, de 84 anos, em sua residência, no bairro do Vinhais.

Desde a noite de quinta-feira, 25, circula na rede social um vídeo em que Roberto Elísio Coutinho aparece agredindo a sua genitora com um pedaço de ferro e puxando à força o seu braço e lhe dando empurrões.
A vítima é professora aposentada de uma universidade pública e que ainda sofre do Mal de
Alzheimer. O acusado, que alegou problemas de esquizofrenia, permanece preso e vai responder pelos crimes de tortura, ameaça, violência doméstica e cárcere privado. Ele pode ser condenado a uma pena acima de 20 anos. l

Entenda

Violência contra idosas

Imperatriz - Douglas Barbosa Silva foi preso acusado de ter espancado e roubado a sua tia, Maria Divina, que morreu no hospital em Imperatriz, na noite da última segunda-feira.

São Luís - Roberto Elísio Coutinho de Freiras foi preso pela polícia acusado de ter agredido física e psicologicamente a sua mãe, Joseth Coutinho Martins de Freitas, de 84 anos, em sua residência, no bairro do Vinhais.

Saiba mais

Atendimento ao idoso

O Disque 100, canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, os conselhos Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Delegacia do Idoso, Promotoria do Idoso do Ministério Público, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) são órgãos de ajuda e servem para denunciar a violência contra o idoso.

Frase

“Inicialmente, pelos crimes cometidos, esse criminoso foi enquadrado na forma tentada, mas passará a consumado, já que a vítima morreu”

Eduardo Galvão, delegado regional de Imperatriz

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.