Gás natural

Campos de Gavião Preto e Branco Norte têm planos aprovados

Áreas exploratórias são operadas pela Eneva, na Bacia do Parnaíba, que se destaca por tornar o Maranhão o quinto maior estado produtor de gás natural do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Mapa mostra Campo de Gavião Preto
Mapa mostra Campo de Gavião Preto (gas natural campos gavião eneva)

Os campos de Gavião Preto (GVP) e Gavião Branco Norte (GVBN), operados pela Eneva, na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, tiveram seus planos de desenvolvimento (PD) aprovados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O campo de Gavião Preto tem um volume estimado de gás in place de 3,48 bilhões de m³ e sua comercialidade foi declarada em fevereiro de 2016, a partir do bloco PN-T-67, onde foi feita a descoberta de Angical.

Atualmente, a companhia tem sete campos declarados comerciais. Além de Gavião Preto e Gavião Branco Norte, possui três campos em produção: Gavião Branco, Gavião Vermelho e Gavião Real. E dois campos em desenvolvimento: Gavião Azul e Gavião Caboclo, que estão recebendo investimentos da ordem de R$ 300 milhões este ano.

Gasodutos

Estão sendo construídos 32 quilômetros de gasodutos e a expectativa é que, no auge das obras, 400 postos de trabalho sejam criados e a mão de obra local seja beneficiada. Cerca de 165 trabalhadores já foram contratados, dos quais 40% são naturais do estado. Os campos de Gavião Caboclo e Gavião Real devem ficar prontos no final do ano para entrar em produção.

A Eneva é a maior operadora privada de gás natural do país, e atua no Maranhão desde 2007. A partir da produção da Eneva, o Maranhão se tornou o quinto maior estado produtor de gás natural do Brasil. E gera energia firme para o país.

O gás produzido pela companhia é usado para a geração de energia, por meio de quatro usinas térmicas a gás que formam o Complexo Parnaíba, localizado no município de Santo Antônio dos Lopes, interior do Maranhão. O Complexo responde por 11% de toda capacidade térmica a gás do país.

A Eneva, portanto, é uma empresa integrada de energia, que atua na geração e comercialização de energia, e na Exploração e Produção (E&P) de gás natural, que segue comprometida com sua operação no Maranhão. Desde 2007 a companhia já investiu
R$ 8 bilhões no estado.

Sobre a empresa

A Eneva é uma companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos. Seu modelo de negócios é centrado na gestão do reservoir-to-wire (R2W), geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural.

Com um parque térmico de 2,2 GW de capacidade instalada, a Eneva equivale a 5% da capacidade térmica instalada nacional. Na parte de óleo e gás, é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, com capacidade de produção de 8,4 milhões de m³ por dia. A companhia opera mais de 27 mil km² de área na Bacia do Parnaíba, no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.