Arrecadação

Bazar solidário da APAE se encerra hoje

Atividade acontece no Auditório da Clínica-Escola Santa Edwiges, situado na sede da APAE de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Quadros pintados por alunos da APAE estão em exposição
Quadros pintados por alunos da APAE estão em exposição (APAE)

SÃO LUÍS - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís encerra hoje o “Bazar Solidário” do mês das mães, com diversos produtos, como roupas, calçados, bolsas, bijuterias e acessórios. Toda a renda arrecada com o bazar será investida no Bumba Meu Boi Mimoso da APAE, atração junina formada por alunos da Escola Eney Santana, que atende crianças e jovens com deficiência intelectual.

O bazar acontece no Auditório da Clínica-Escola Santa Edwiges, situado na sede da APAE de São Luís, das 8h às 11h e das 14h às 16h30. Além de adquirir produtos de qualidade e com preços acessíveis, quem for até o bazar estará colaborando com o trabalho da entidade. “Também montamos uma barraca de comidas típicas juninas. O nosso bumba meu boi tem 70 integrantes, e todo o dinheiro arrecadado vai ser investido na confecção das indumentárias”, informa
Pauliana Batista, coordenadora-geral as Ações de Educação da APAE.

Além do bazar, está acontecendo uma exposição de artesanato em lã, com peças produzidas por Adriana Ferreira. Aos 29 anos, ela produz peças desde os 15. É um trabalho que requer dedicação, e cada peça pode demorar até uma semana para ficar pronta. Agora, ela quer aprender a fazer peças com outros materiais. “Quero aprender a fazer crochê. Também quero aprender a costurar. Só preciso que alguém me ensine”, conta a jovem.

O artista plástico Rafael Luís Cruz também está expondo seu trabalho. Ele começou a pintar aos 21 anos. Hoje, com 30, ele já contabiliza 70 quadros prontos. Entre as inspirações estão o Centro Histórico de São Luís. “Eu gosto de homenagear a cidade nas minhas pinturas. Eu visito o Centro Histórico e depois começo a pintar uma paisagem que me chama atenção”, explica o artista.

Adriana Ferreira e Rafael Luís Cruz desenvolveram seu trabalho na oficina pedagógica da Escola Eney Santana, mantida pela APAE de São Luís. A escola comemorou 45 anos em março e atualmente tem 253 estudantes que por meio dos programas, ações e projetos desenvolvidos na instituição têm formação integral. “A gente se preocupa em desenvolver o potencial de cada jovem em detrimento das suas deficiências”, afirma Pauliana Batista.

O trabalho da escola busca desenvolver oportunidades que propiciem a construção da autonomia pessoal e social dos seus alunos. Além de objetivar o desenvolvimento do educando por meio da educação, qualificação e inclusão no trabalho, das atividades de esportes, artes, informática educativa, dentre outras, que fomentam as condições para a promoção da inclusão escolar e social.

A APAE São Luís é uma entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos, caracteriza-se por ser uma organização social que objetiva principalmente promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual ou múltipla, trabalhando em três eixos: saúde, educação e assistência social.

Vanderlan Rolim, presidente da APAE São Luís, destacou que a entidade consegue manter as portas abertas e prestar atendimento por causa das campanhas de captação de recursos promovidas pela APAE. “Prestamos vários atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social. Na área da saúde, temos enfrentado dificuldades porque a tabela do SUS não é reajustada há 14 anos e os custos aumentam. A APAE tem hoje uma grande demanda de pacientes. Para alguns atendimentos temos lista de espera. Por isso, é tão importante o apoio que a sociedade nos dá por meio das suas contribuições”, afirmou.

SAIBA MAIS

Feijoada Beneficente

No dia 10 de junho a APAE São Luís realiza uma Feijoada Beneficente. Toda a renda arrecada será investida no Bumba meu boi Mimoso da APAE. A feijoada acontecerá na sede da APAE, das 12h às 17h, com um bingo às 14h no qual serão sorteados três prêmios. A entrada custa apenas R$ 10,00.

Como ajudar

Para saber como contribuir com o trabalho da APAE basta entrar em contato pelos telefones (98) 3216-4200/ 3216-4269/ 3216-4221.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.