Etapa 1

Vacinação contra a febre aftosa termina nesta quarta

Meta é imunizar 7,6 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos no Maranhão, que foi reconhecido como zona internacional livre da aftosa com vacinação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Meta do Mapa é imunizar, em todo o país, 198 milhões de animais
Meta do Mapa é imunizar, em todo o país, 198 milhões de animais (vacinação febre aftosa)

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão será encerrada amanhã, de acordo com calendário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A meta é imunizar os 7,6 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos em todo o estado.

Iniciada dia 1º deste mês, a campanha é uma estratégia fundamental de prevenção para que o Maranhão e o Brasil mantenham a erradicação da febre aftosa. Hoje, o estado é classificado como zona internacional livre da aftosa com vacinação. Esse status sanitário foi reconhecido em 2014 pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

O Maranhão caminha juntamente com os demais estados para se tornar livre da aftosa sem vacinação – atualmente somente Santa Catarina tem esse status sanitário. Nesse sentido, o Mapa mudou a estratégia de vacinação a partir deste ano, com a primeira etapa da campanha abrangendo todo o rebanho. Mas, na segunda etapa, em novembro, serão vacinados apenas animais com idade entre 0 e 24 meses, o que corresponde a 2,5 milhões de cabeças em todo o estado.

De acordo com dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), com a redução no número de animais a serem imunizados contra a doença, na segunda etapa o criador terá uma economia de quase R$ 9 milhões, considerando o valor atual da vacina.

Conforme a nova estratégia do Mapa, a retirada gradual da vacina vai começar a partir de 2019. A meta é até 2025 elevar o Brasil à classificação de zona livre da aftosa sem vacinação, fato que resultará numa maior valorização comercial rebanho.

Mais

Nesta primeira etapa da campanha, o Mapa pretende imunizar 198 milhões de bovinos e bubalinos no Brasil. O número representa mais de 90% do rebanho do país, de um total de 217,5 milhões de cabeças. Além do Maranhão, encerram amanhã a campanha os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.