Lava Jato

Fachin autoriza PF interrogar Michel Temer

PF poderá enviar perguntas ao presidente da República que terá até 24 horas para responder aos questionamentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Michel Temer deverá responder em até 24 horas perguntas da Polícia Federal
Michel Temer deverá responder em até 24 horas perguntas da Polícia Federal (Michel Temer)

Brasília - O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o interrogatório do presidente da República, Michel Temer (PMDB), no inquérito em que o presidente é investigado com base nas delações premiadas dos donos da empresa JBS.

O interrogatório, pedido pela Procuradoria Geral da República (PGR), poderá ser feito por escrito e respondido pelo presidente 24 horas após a entrega das perguntas pela Polícia Federal (PF).

O ministro determinou o envio imediato do inquérito sobre Temer para conclusão das investigações. Isso deverá ser feito, segundo o ministro, no prazo de 10 dias.

Fachin também decidiu nesta terça, o desmembramento de inquérito de Temer e do senador afastado Aécio Neves (PSDB). Isso significa que, a partir de agora, o presidente Michel Temer passará a ser investigado de modo separado a Aécio Neves.

O deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que fica sem foro privilegiado no STF por causa do retorno do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Osmar Serraglio à Câmara, segue investigado com Temer, o que assegura a manutenção da prerrogativa neste inquérito, mesmo com a perda da função parlamentar. Já a investigação de Aécio inclui a irmã Andrea Neves, Frederico Pacheco e Mendherson Lima - os três estão presos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.