Educação

Coleta de dados do Censo Escolar se inicia no dia 31

Atividade revela a situação da educação no país, subsidiando a elaboração, aplicação e avaliação das políticas públicas na área educacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

SÃO LUÍS - A primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2017 terá início na quarta-feira, 31. Nessa fase, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) coletará informações detalhadas sobre escolas, turmas, estudantes e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.

O Censo Escolar revela a situação da educação no país, subsidiando a elaboração, aplicação e avaliação das políticas públicas na área educacional, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de programas como: Livro Didático, Alimentação Escolar, Dinheiro Direto na Escola, Transporte Escolar, entre outros.

Participam desse processo escolas das redes públicas municipais e estaduais, e da rede particular, representadas legalmente por seus gestores escolares e secretários de Educação. “Compete aos diversos atores responsáveis pelas informações do Censo Escolar dispensar um olhar atento a todos os momentos do processo, de forma a se responsabilizarem cooperativamente, pois é a partir dessas declarações que relevantes indicadores educacionais são elaborados, viabilizando o planejamento de programas, projetos e estratégias educacionais tanto no âmbito estadual como no municipal”, ressalta o coordenador estadual do Censo Escolar na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mário Alberto Xavier Gomes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.