Período junino

Chegada de festas juninas chama atenção para manuseio de fogos

Acidentes com os produtos de pirotecnia são comuns nesse período; cuidados são necessários para evitar ocorrências com gravidade; cerca de 70% dos casos de queimaduras são provocados por fogos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Manuseio de fogos de artifício deve ser feito com muita tenção
Manuseio de fogos de artifício deve ser feito com muita tenção (fogos)

SÃO LUÍS - Com a chegada das festividades juninas em São Luís, é necessário redobrar os cuidados com os objetos de pirotecnia, como fogos de artifício, bombinhas e outros produtos típicos desse período. A preocupação é necessária, por causa da gravidade dos ferimentos ocasionados pelo manuseio inadequado desses produtos.

De acordo com o coronel Ernesto França, comandante da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), é recomendável que os fogos de artifício e outros objetos sejam disparados longe das barracas, para evitar que elas sejam atingidas com algumas fagulhas que, eventualmente, possam levar ao fogo.

“Vamos fazer a fiscalização nos arraiais e a recomendação é que não haja os fogos de artifício perto das palhas das barracas”, destacou o coronel, que afirmou também que a corporação fará nos próximos dias uma fiscalização nos arraiais da cidade para verificar se estão de posse dos alvarás que autorize os seus funcionamentos.

Perigo
De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, cerca de 70% dos casos de queimaduras são provocados por artefatos pirotécnicos e 10% das vítimas sofrem amputações, principalmente das mãos e dedos. As lesões provocadas por fogos de artifício são graves e difíceis de recuperar.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que, durante as festas juninas, os atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras nas emergências dos hospitais chegam a dobrar. Mais de 80% das vítimas são crianças e, por isso, é fundamental nesse período que os pais e responsáveis fiquem atentos à utilização.

Enquanto isso, a venda desses produtos nas lojas especializadas vem aumentando nos últimos dias. “Desde o dia 20 a procura pelos fogos está maior e já aumentou cerca de 20% em relação ao ano passado”, disse José Carlos Teixeira, proprietário de um estabelecimento comercial no bairro do João Paulo que vende os produtos do São João.

Em caso de acidentes com fogos de artifício e outros produtos de pirotecnia, também é preciso ter alguns cuidados. Se houver uma queimadura de primeiro ou segundo grau, é aconselhável colocar a parte do corpo atingida sob a água corrente ou gelada. No caso de uma queimadura de 3º grau, é preciso acionar imediatamente o socorro através do 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou 193, do Corpo de Bombeiros. l

SAIBA MAIS

Precauções
- Adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados
- Não deixe de ler o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos
- Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros
- Para a queima de rojões utilize um suporte adequado; sua projeção deve ser inclinada para uma área segura
- Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.