Mutirão solidário

80 mil pessoas receberam atendimentos na Ação Global

Aumento no número de pessoas beneficiadas no mutirão solidário realizado este fim de semana foi de 45%, em comparação ao ano passado; atividades foram realizadas na Cidade Universitária Dom Delgado, na UFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

[e-s001]SÃO LUÍS - A 24ª edição da Ação Global, realizada sábado, dia 27, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), entidade do Sistema Fiema, e Rede Globo/TV Mirante, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), superou as expectativas e o público de 2016. Segundo a organização, cerca de 80 mil pessoas foram beneficiadas durante o dia de mutirão solidário. Em comparação ao ano passado, houve um aumento de 45% no total de pessoas que foram ao Ação Global 2017, superando a marca de 258 mil atendimentos, 17% a mais que na edição anterior.

O tema desta edição da Ação Global foi “Qualidade de vida para toda a família”. A expectativa dos organizadores era atender cerca de 50 mil pessoas para usufruir de serviços gratuitos nas áreas de Cidadania, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Beleza e Qualidade de Vida, mas a meta acabou sendo superada.

Pessoas de diferentes bairros da capital se deslocaram até a estrutura montada na Cidade Universitária Dom Delgado da UFMA em busca de ações de cidadania, como emissão de diversos documentos, entre os quais carteira de identidade, CPF, título eleitoral e carteira de trabalho. Na sala de atendimento do Procon várias pessoas desejavam tirar a carteira de identidade.

A área que concentrou o maior número de atendimentos foi a de qualidade de vida na qual, sobretudo as mulheres procuraram serviços como cortes de cabelo e limpeza de pele. Outro serviço que atraiu muita gente foi a oferta de nutricionistas, pelo Município, para esclarecimentos sobre as melhores formas de alimentação. O público também acompanhou, por exemplo, a exibição de protótipos desenvolvidos pela turma de robótica do Sesi. Outras atividades que chamaram a atenção foram a oficina de pintura de rosto e a roda de leitura.

[e-s001]Serviços de saúde
Como ocorre em todas as edições da Ação Global os serviços de saúde tiveram uma grande procura. Crianças, jovens, adultos e idosos procuraram serviços de saúde nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia, mastologia, urologia, odontologia, oftalmologia, dermatologia e vacinação. Este ano, 300 senhas foram distribuídas para a oftalmologia e todos os pacientes atendidos receberão óculos gratuitamente. Quem precisou de alguma medicação também recebeu o remédio totalmente gratuito, logo após a consulta.

Serviços que estavam disponíveis pela primeira vez também tiveram grande público. Foi o caso do atendimento prestado pela Defensoria Pública do Estado (DPE). Durante o evento, a DPE ofereceu atendimento jurídico e repassou, de forma lúdica, informações acerca de direitos do consumidor. A DPE também atendeu casais que queriam se divorciar. Até o ano passado, apenas os casais que pretendiam oficializar a relação poderia dar entrada no processo por meio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), que mais uma vez foi parceira do evento, ajudando centenas de casais a realizarem seu sonho. A cerimônia do casamento comunitário acontece no segundo semestre.

Ação Global
O Ação Global é realizado desde 1995 e é uma ação de cidadania para a população ter acesso a serviços como a emissão de documentos, exames médicos e odontológicos, além de atividades culturais, de esporte, lazer e orientação educacional, dentre outros. Até 2011, a Ação Global acontecia na sede do Sesi, na BR-135, mas a partir de 2012 a atividade passou a ser realizada na Cidade Universitária Dom Delgado, na UFMA.

De acordo com a superintendente do Sesi, Roseli Ramos, a Ação Global mais uma vez fortaleceu as políticas de cidadania. “Fizemos, mais uma vez, uma aula de cidadania, ao oportunizar vários serviços a uma população que, normalmente, precisa enfrentar vários obstáculos para ter benefícios”, disse.

[e-s001]Em 2016, um total de 55.300 pessoas foram beneficiadas com 219.106 atendimentos, sendo a maior quantidade na área de qualidade de vida, que registrou um total de 112.430 assistências. Na área da saúde, as ações somaram 62.340. Um total de 9.182 pessoas foi beneficiado com serviços em cidadania e 24.448 em educação. Outros serviços somaram 10.706. A edição do ano passado da Ação Global já havia superado todas as expectativas, com 206 parceiros, 250 serviços e 3.378 voluntários.

SAIBA MAIS

Resultados da 24ª Ação Global:

Total de atendimentos - 258.384
Pessoas atendidas - cerca de 80 mil
Atendimentos por área
Saúde - 69.026
Cidadania - 14.248
Educação - 32.968
Qualidade de vida - 132.467
Outros serviços - 10.247
Logística
Voluntários - 3.415
Instituições parceiras - 237
Número de serviços - 282
Número de folders e panfletos - 24.585

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.