No fim de semana

1ª etapa do Campeonato Maranhense de Triathlon reuniu atletas em São Luís

Competição, que aconteceu Marina da Ponta d’Areia, reuniu 50 atletas da modalidade, que disputaram vaga para seletiva da Copa Norte e Nordeste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Primeira etapa do Campeonato Maranhense foi dividida em três categorias: iniciantes, elite e Age group
Primeira etapa do Campeonato Maranhense foi dividida em três categorias: iniciantes, elite e Age group (TRIATHLON SÃO LUÍS )

SÃO LUÍS - Nadar 750m, pedalar 20km e correr 5km. Essa foi a missão daqueles que participaram da primeira etapa do Campeonato Maranhense de Triathlon, que aconteceu nesse sábado (27), na Marina da Ponta d’Areia, em São Luís. O torneio promovido pela Federação Maranhense de Triathlon (Fematri) reuniu 50 atletas da modalidade que participaram da competição de olho na seletiva para uma das provas mais importantes do calendário nacional, a Copa Norte e Nordeste, que acontece em agosto na capital maranhense.

O presidente da Federação Maranhense de Triathlon, Helbert Menezes, o Betinho, avaliou de forma positiva a realização do evento esportivo que a cada dia ganha novos adeptos devido à modalidade ser aplicada por uma combinação de três esportes: natação, ciclismo e corrida. "Enfrentamos muitas dificuldades pelo fato da modalidade aplicar uma combinação de três esportes como natação, ciclismo e corrida. Mas a cada dia ganhamos novos adeptos que gostam de encarar desafios. E nossa meta desde que assumimos a federação será preparar esses competidores que gostam de desafiar o esporte para coloca-los em competições locais e nacionais, a partir de revezamentos para iniciantes", declarou Betinho.

A disputa do torneio foi dividida em três categorias: iniciantes, elite e Age group. Na categoria para iniciantes, um dos participantes foi Claudio Roberto. Na categoria elite feminino, a prova foi vencida por Thaisa Vasques, Já na elite masculino, o vencedor foi Rafael Dias Vieira.

"Foi minha primeira prova de triathlon, o percurso foi difícil, mas eu consegui vencer. Treinei muito e vim consegui ser campeã", comentou a atleta Thaise.

Provas nacionais em São Luís

Em agosto, São Luís sediará a Copa Norte e Nordeste de Triathlon. Vários competidores nacionais devem participar, e os donos da casa, com o apoio da torcida, esperam realizar provas de destaque. Para Helbert Menezes, da Federação Maranhense de Triathlon, o torneio nacional terá grande importância, pois será uma grande oportunidade do esporte se firmar na capital maranhense.

"São Luís vai atrair grandes atletas para a disputa da competição nacional. Esperamos contar com o apoio da nossa torcida, para que nossos atletas locais possam realizar provas de destaque. A realização do evento em nossa cidade terá um grande peso, pois é uma oportunidade que o esporte tem de ganhar novos adeptos e ser firmar cada vez mais na capital maranhense", avaliou Betinho.

Triathlon nos jogos escolares

Na última quinta-feira (25), representantes da Federação Maranhense de Triathlon (FEMATRI), foram recebidos pelo secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, na Sedel, em São Luís. Na oportunidade, a comitiva apresentou a proposta de inserir a modalidade nos jogos escolares do Maranhão.

A reunião com representantes do Estado auxilia a fomentação da modalidade com os jovens.

"O triathlon é um esporte pouco conhecido, e precisamos permanecer em diálogo com o Estado para apoiar o crescimento da modalidade dentro do cenário maranhense, pois nosso papel é fomentar as atividades esportivas", afirmou presidente da FEMATRI.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.