Dormir de bruço e de lado causam distorção facial e rugas ao longo do tempo

Rugas tendem a piorar, ao longo do tempo, devido à repetição combinada, ao afinamento da pele e à diminuição da elasticidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Dormir com a face virada para cima ajuda a prevenir rugas do sono
Dormir com a face virada para cima ajuda a prevenir rugas do sono (Sono)

SÃO PAULO - Um novo estudo, publicado no Aesthetic Surgery Journal, publicação da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), indica que as forças de compressão, tensão e cisalhamento aplicadas à face, durante o sono, causam distorção facial quando as pessoas dormem de lado ou de bruços, levando ao desenvolvimento de rugas do sono ao longo do tempo.

“As rugas do sono são uma resposta à distorção criada quando o rosto é pressionado contra qualquer superfície. Elas tendem a piorar, ao longo do tempo, devido à repetição combinada, ao afinamento da pele e à diminuição da elasticidade à medida que envelhecemos”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

As rugas do sono também são influenciadas pela quantidade de tempo gasto em várias posições. A nossa posição de sono inicial é uma decisão consciente, mas mudamos de posição durante a noite inconscientemente. O número de deslocamentos diminui à medida que envelhecemos de 27 para 16 por noite, com uma média de cerca de 20 posições por noite. A posição lateral de sono é a mais comum em estudos, com média de 65%, com os restantes 30% na posição supina (posição do corpo quando o indivíduo deita de face para cima) e 5% na posição prona (face para baixo - algumas vezes com as mãos atrás da cabeça ou pescoço.

“Enquanto alguns padrões de rugas de sono podem reforçar as linhas de expressão facial, a maioria das rugas de sono tendem a ser perpendiculares às rugas de expressão. Aparecem principalmente na testa, nos lábios e nas bochechas. Ao contrário das rugas de expressão facial, causadas por contrações musculares, as rugas do sono são formadas por causa da compressão mecânica, durante o sono, e não podem ser eliminadas por meio da toxina botulínica”, diz Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Prevenção

"Uma maneira de minimizar as rugas do sono é limitar a distorção facial durante o sono. Existem vários travesseiros especiais disponíveis para ajudar a conseguir isso. Preenchimentos dérmicos podem melhorar temporariamente as rugas de qualquer tipo, no entanto, as neurotoxinas não terão muito efeito sobre essas rugas, uma vez que elas não são causadas ​​por contrações musculares. Os tratamentos estéticos não invasivos que promovem a produção de colágeno podem diminuir as rugas do sono”, diz Penteado.

“ Para prevenir as rugas do sono, recomendamos usar protetor solar, parar de fumar, otimizar a nutrição e maximizar o cuidado tópico da pele para controlar pelo menos algumas das variáveis ​​que influenciam o envelhecimento. Evitar dormir nas posições lateral e prona é extremamente difícil, pois as mudanças nos padrões de sono não são conscientes”, destaca o cirurgião plástico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.