Cidadania

Ação Global mobiliza público com diversas ações gratuitas

Evento realizado pelo Sesi em parceria com a Rede Globo/TV Mirante acontece neste sábado, 27, das 8h às 17h, no Campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Atendimento oftalmológico é um dos mais procurados em edições anteriores
Atendimento oftalmológico é um dos mais procurados em edições anteriores (Atendimento oftalmológico é um dos mais procurados em edições anteriores)

SÃO LUÍS - A Ação Global chega em 2017 à sua 24ª edição e, neste sábado, 27, disponibiliza para a população diversos serviços gratuitos nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte,cidadania, entre outras. O evento acontece de 8h às 17h no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

O evento é realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/MA), entidade do Sistema Fiema, em parceria com a Rede Globo/TV Mirante. A Ação Global deverá contar com a colaboração de 2.500 voluntários, além de 160 instituições parceiras.

O tema desta edição da Ação Global é “Qualidade de vida para toda a família”. A expectativa dos organizadores é de atender cerca de 50 mil pessoas. Os atendimentos estarão distribuídos, principalmente, na área do prédio Paulo Freire da Cidade Universitária, além da quadra do Colun e o HUzinho.

Nos serviços de saúde, serão oferecidas especialidades médicas como clínica geral, cardiologia, oftalmologia, urologia, dermatologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, nefrologia, mastologia, fitoterapia, fisioterapia e massoterapia.

Os serviços de odontologia, que, a exemplo de outros anos são muito procurados, estão confirmados para essa edição. Estão previstos serviços de limpeza, extração, aplicação de flúor, distribuição de escovas e até diagnóstico de câncer.

Os serviços de oftalmologia também estão confirmados Estão previstos 300 atendimentos nesta área e todas as pessoas que forem atendidas e precisarem irão receber óculos gratuitamente. A entrega de senhas para oftalmologia ocorrerá na unidade do campus do Hospital Universitário.

Outros

Há ainda ações de cidadania, com emissão de documentos – entre os quais estão carteira de identidade, certidão de nascimento, título eleitoral e carteira de trabalho –, orientação jurídica e sobre questões do dia a dia das pessoas, como higiene e limpeza doméstica, consumo de energia e alimentação saudável.

Alguns dos parceiros que estarão no local: Caixa Econômica Federal, Viva Cidadão, Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (Inscrição para Casamento Comunitário), Procon, Cemar, Ministério do Trabalho e Emprego.

Na área da educação, serão realizadas oficinas de Braille e Libras, além da oficina de desenho ilustrativo de moda e customização de bolsas. Na unidade móvel de alimentos, haverá oficina de folhados e semi-folhados.

A Corregedoria Geral de Justiça (CCJ) do Maranhão fará inscrição para o Casamento Comunitário. Este ano, a CCJ ampliou a estrutura de pessoal e o espaço físico para atender ao maior número possível de casais interessados em participar do projeto. O acesso ao local da inscrição e o atendimento será controlado por senhas. Para atender à demanda, será montada uma estrutura com 30 computadores e 60 pessoas. O casamento comunitário será realizado no segundo semestre.

Mais

No ano passado, um total de 55.300 pessoas foram beneficiadas com 219.106 atendimentos, sendo a maior quantidade na área de qualidade de vida, que registrou um total de 112.430 assistências. Na área da saúde, as ações somaram 62.340. Um total de 9.182 pessoas foi beneficiado com serviços em cidadania e 24.448 em educação. Outros serviços somaram 10.706. A edição do ano passado do Ação Global superou todas as expectativas, com 206 parceiros, 250 serviços e 3.378 voluntários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.