Exemplo de cidadania

24ª edição da Ação Global ocorre com sucesso em São Luís

Várias pessoas estiveram, na manhã de hoje, na estrutura montada no campus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
(Evento registrou grande procura desde as primeiras horas do dia)

A 24ª edição da Ação Global – evento do Sesi em parceria com a Rede Globo – ocorre mais uma vez com sucesso. Várias pessoas estiveram, na manhã de hoje (27), na estrutura montada no campus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para ser submetidos aos inúmeros serviços oferecidos durante o evento. Segundo o balanço parcial, até às 11h, mais de 28 mil pessoas haviam sido atendidas.

A abertura oficial das atividades contou com a presença de dirigentes do Sesi, da Fiema, além de representantes da Prefeitura de São Luís, do Governo do Maranhão e da Assembleia Legislativa do Estado. A superintendente do Sesi, Roseli Ramos, destacou a importância da Ação Global como fortalecimento das políticas de cidadania. “É com grande orgulho que damos, mais uma vez, uma aula de cidadania, ao oportunizar vários serviços a uma população que, normalmente, precisa enfrentar vários obstáculos para ter benefícios”, disse.

Por volta das 8h em ponto, começaram os atendimentos. Dentre os serviços oferecidos, os que mais atraíram o público estavam relacionados à emissão de documentos e a tratamento de beleza. Na sala de atendimento do Procon, por exemplo, várias pessoas desejavam tirar a carteira de identidade. “Consegui tirar o meu documento que, há muito tempo, desejava”, disse Geraldo Alves, morador do Itaqui-Bacanga que adquiriu a segunda via do documento.

Outro serviço que atraiu muita gente foi a oferta de nutricionistas, pelo Município, para esclarecimentos sobre as melhores formas de alimentação. A dona-de-casa Helena Lopes, moradora da Fé em Deus, esteve no espaço recebendo dicas. Ela disse que tem 54 anos e que nunca havia se preocupado com alimentação. “Hoje eu saio com outro pensamento, sobre a importância da alimentação para as pessoas”, disse.

Beleza

As mulheres também procuraram os serviços de cortes de cabelo e limpeza de pele. “Aqui é bom, porque a gente resolve nossos problemas e ainda tem condição de se arrumar”, disse animada a também dona-de-casa, Maria Aparecida, de 45 anos.

Outros serviços

O público também acompanhou, por exemplo, a exibição de protótipos desenvolvidos pela turma de robótica do Sesi. Outras atividades que chamaram a atenção foram a oficina de pintura de rosto e a roda de leitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.