Geral | Disque 100

Saiba como denunciar agressões contra idosos

Na manhã desta sexta a capital maranhense foi surpreendida por uma série de vídeos em que o filho agride a sua própria mãe de 84 anos
O EstadoMA26/05/2017 às 11h40
É possível recorrer ao Disque 100 para fazer a denúncia. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS – Na manhã desta sexta-feira (26) a capital maranhense foi surpreendida por uma série de vídeos em que o filho, identificado como Roberto Elísio Coutinho, agride a sua própria mãe, Joseth Coutinho Freitas, de 84 anos.

Nas imagens, Roberto Elísio, aparece realizando agressões físicas e verbais, chegando a utilizar um pedaço de madeira na ação. Robertto foi preso no fim da manhã desta sexta pela polícia civil.

Roberto Elísio Coutinho. Foto: Divulgação / SSP

A dúvida com relação a esses casos é como realizar a denúncia. O procedimento mais adequado é procurar uma delegacia de polícia para que seja efetuado um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando o caso de agressão.

A polícia deve ser responsável por encaminhar a denúncia para órgãos responsáveis e investigar a situação. No entanto, muitas pessoas têm medo de fazer a denúncia e preferem ficar no anonimato. Nesse caso, é possível recorrer ao Disque 100 da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que recebe e encaminha a denúncia.

Em São Luís, existe a Delegacia do Idoso que funciona na rua das Paparaubas, número 349, no bairro do São Francisco. E em várias cidades do Brasil existem, também, órgãos que são especializados no cuidado com os idosos.

Essas instituições contam com telefones próprios, que você pode encontrar buscando na própria internet pelo seu município. Para visualizar alguns desses contatos, acesse a lista da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte