Disque 100

Saiba como denunciar agressões contra idosos

Na manhã desta sexta a capital maranhense foi surpreendida por uma série de vídeos em que o filho agride a sua própria mãe de 84 anos

O EstadoMA

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
É possível recorrer ao Disque 100 para fazer a denúncia. Foto: Divulgação
É possível recorrer ao Disque 100 para fazer a denúncia. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS – Na manhã desta sexta-feira (26) a capital maranhense foi surpreendida por uma série de vídeos em que o filho, identificado como Roberto Elísio Coutinho, agride a sua própria mãe, Joseth Coutinho Freitas, de 84 anos.

Nas imagens, Roberto Elísio, aparece realizando agressões físicas e verbais, chegando a utilizar um pedaço de madeira na ação. Robertto foi preso no fim da manhã desta sexta pela polícia civil.

Roberto Elísio Coutinho. Foto: Divulgação / SSP
Roberto Elísio Coutinho. Foto: Divulgação / SSP

A dúvida com relação a esses casos é como realizar a denúncia. O procedimento mais adequado é procurar uma delegacia de polícia para que seja efetuado um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando o caso de agressão.

A polícia deve ser responsável por encaminhar a denúncia para órgãos responsáveis e investigar a situação. No entanto, muitas pessoas têm medo de fazer a denúncia e preferem ficar no anonimato. Nesse caso, é possível recorrer ao Disque 100 da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que recebe e encaminha a denúncia.

Em São Luís, existe a Delegacia do Idoso que funciona na rua das Paparaubas, número 349, no bairro do São Francisco. E em várias cidades do Brasil existem, também, órgãos que são especializados no cuidado com os idosos.

Essas instituições contam com telefones próprios, que você pode encontrar buscando na própria internet pelo seu município. Para visualizar alguns desses contatos, acesse a lista da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.