Luta

Foco, disciplina e apoio são fundamentais para vencer a obesidade mórbida

Publicitário João Ricardo Medeiros investiu em uma boa alimentação e em atividades físicas, entre elas a corrida, para voltar a ter a saúde que perdeu com os quilos acumulados; conversa com pai foi marco para mudança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
João Ricardo eliminou muitos quilos com boa alimentação e exercícios
João Ricardo eliminou muitos quilos com boa alimentação e exercícios

O mundo enfrenta uma epidemia que atinge crianças, adultos e idosos em diversos países. Um importante desafio para a saúde pública mundial e que afeta mais de 300 milhões de pessoas segundo dados da Organização Mundial da Saúde. O nome dessa doença é obesidade, e é fruto da associação de dietas ricas em açúcar e carboidratos, do sedentarismo e dos altos índices de estresse.

É considerado obeso mórbido todos aqueles que estejam com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40 kg/m2. E para todos as consequências são as mesmas – hipertensão arterial, apneia do sono, doenças cardiovasculares, artropatias e, nos casos mais graves, câncer e AVC que podem levar à morte.

Um estudo da Universidade de Brasília mostrou que a obesidade mórbida no Brasil apresentou um crescimento de 255%. E a região Nordeste, que tradicionalmente apresentava taxas elevadas de desnutrição, também registrou aumento da obesidade entre pessoas de todas as idades e diferentes estilos de vida.

Mudança de rumo

João Ricardo Medeiros estava entre os nordestinos que ilustravam essa pesquisa. O menino ativo que já praticou basquete e futsal, a partir dos 12 anos de idade, foi trocando aos poucos a vida saudável pelo sedentarismo, e como consequência, acabou ganhando 40 quilos em três anos. Dos 12 aos 20, Janjão, como é mais conhecido, lutou contra a balança e sofria por estar bem acima do peso.

E pior que o estigma social de “ser gordo”, era vir a desenvolver os mesmos problemas de saúde típicos da família de seu pai. Muitos parentes tinham facilidade para engordar, e o avô de Janjão faleceu por complicações da obesidade mórbida.

Além do menino, a família sofria junto, e cada vez mais preocupada com os resultados de exames do jovem, que mesmo jovem possuía um elevado índice de gordura no fígado e picos de pressão incomuns para a idade. Esse é, aliás, um grande desafio para muitas famílias: Como lidar com um filho que sofre de obesidade?

Uma tarefa nada fácil, mas que precisa sim começar em casa, através de conversas francas, em um ambiente amigável, de acolhimento e entendimento e não de críticas. Mais importante que julgar ou condenar o obeso, é motivá-lo a mudar, e o mais difícil, convencê-lo de que é capaz de vencer a balança.

Atividade

Foi o que fez o pai de Janjão, com as conversas entre pai e filho que tiveram no ano de 2011, quando o garoto estava com 20 anos e chegou a pesar 178 Kg. Entre lágrimas e abraços, o pai Ricardo disse que estaria ao lado do filho para juntos vencerem essa triste realidade. Mesmo com uma rotina estressante entre trabalho de dia e faculdade a noite, João Ricardo deu o primeiro passo – aceitou mudar a alimentação, trocou os lanches da rua pela comida saudável de casa, e iniciou aos poucos uma mudança radical de deixar a preguiça de lado e começar a se movimentar, à medida que ia perdendo peso.

“Eu sofria bastante com dificuldade para dormir, roncava muito e sempre acordava cansado e sem energia. Cheguei a pensar em fazer a cirurgia bariátrica, pois já não aguentava mais aquela vida. Mas ao conversar com meu pai, e contando com a ajuda dele, resolvi tentar uma última vez emagrecer por conta própria. E dessa vez, fiz tudo com muita disciplina mesmo”, revela Janjão.

A data escolhida para essa verdadeira metamorfose foi o dia 3 de janeiro de 2011. Hoje, aos 25 anos e com 101 Kg distribuídos em seus 1,90 m de altura, o publicitário João Ricardo é literalmente outra pessoa. Ele conseguiu perder com uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos regulares um total de 77 quilos, e logo nos 11 meses iniciais da mudança de vida. De 2011, ele ainda conserva duas coisas essenciais para o sucesso que vive hoje, o foco em manter-se magro e a disciplina com a boa alimentação e a prática de atividades físicas.

Corrida DB Runner está no calendário de corridas de rua de Janjão
Corrida DB Runner está no calendário de corridas de rua de Janjão

Manutenção também exige esforço

Nessa jornada, Janjão contou com a importante ajuda de médicos, nutricionistas, profissionais de educação física. Procurou fazer tudo de forma orientada, e sempre com o apoio do pai e da mãe nessa batalha.

Porém, mais difícil do que emagrecer, é manter-se magro. “Desde 2012 encontrei na corrida a atividade física que mais me ajuda a manter a forma física. Sei que tenho tendência para engordar, e se não me manter em movimento, volta todo o peso outra vez e isso eu não quero mais na minha vida”, confessa o novo e disciplinado Janjão.

O publicitário corre cinco vezes por semana, e procura manter bons hábitos alimentares, além de contar com a orientação da médica ortomolecular Marcela Rodrigues. Para motivar-se fisicamente, sempre participa de corridas de rua, como a DB Runner, que ele irá disputar no domingo, 28, na Av. Litorânea.

Saúde

Para a organizadora da corrida DB Runner, a diretora do Colégio Dom Bosco Isabella Rodrigues, a prova é mais que um evento desportivo, é um encontro democrático de vencedores, pessoas que como Janjão, levam suas histórias de vida e de superação para a pista, e juntos correm para celebrar suas batalhas individuais.

“Criamos esse evento pois desde cedo estimulamos nossos alunos a praticar esportes. Estamos na sexta edição da DB Runner e, anualmente, nos emocionamos com as pessoas que conhecemos disputando a prova. Cada corredor é um vencedor ”, diz Isabella Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.