Imunização

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Prorrogação é necessária, pois ainda não foi atingida a meta em São Luís; até quarta-feira, 54,11% das pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Crianças até 5 anos devem ser imunizadas contra gripe em postos de saúde
Crianças até 5 anos devem ser imunizadas contra gripe em postos de saúde (Vacinação)

SÃO LUÍS - Termina hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todo Brasil. Em São Luís, como a meta não foi atingida, os esforços serão estendidos até o dia 9 de junho. Em todo o Maranhão, até a quarta-feira, dia 24, apenas 1,1 milhão de pessoas havia sido imunizadas.

Na capital maranhense, a extensão do prazo é para garantir o cumprimento da meta de imunizar 201.187 pessoas contra o vírus influenza. A vacina ficará disponível à população nos 61 postos de saúde da rede municipal, e deverão ser imunizadas pessoas que compõem o chamado grupo prioritário.

A prorrogação foi uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) para cidades que não alcançaram a meta. Segundo o MS, a baixa cobertura vacinal foi uma tendência nacional. Em São Luís, segundo a totalização feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram vacinadas contra a gripe - de 17 de abril até quarta-feira, dia 24 - 108.870 pessoas, ou seja, 54,11% dos grupos prioritários. A maior adesão se deu entre os idosos; a menor, entre as crianças.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que a orientação é prosseguir com a mobilização do público-alvo. "A Prefeitura está disponibilizando a vacina em 61 unidades de saúde da rede municipal, e vamos utilizar as equipes de Saúde da Família para buscar as pessoas que ainda não foram vacinadas. Esperamos que a população continue procurando os postos para garantir a imunização", afirmou a secretária.

Maranhão
No estado, segundo o último balanço divulgado pelo ministério, apenas 1,1 milhão de pessoas receberam doses da vacina. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. O público-alvo da campanha no estado, que não considera esses grupos, é de 1,5 milhão pessoas e, desse total, 61,9% foram vacinados.

Ainda no estado, a adesão do público-alvo está em 55,4% entre as crianças; 70,5% trabalhadores de saúde; 61% gestantes; 73,4% puérperas; 83,2% indígenas; 67,5% idosos e 51,8% entre os professores. Entre as regiões do país, o Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 76,3%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (63,7%), Nordeste (62,3%), Sudeste (61%); e Norte (58,1%).

Em todo o país, apenas 35,1 milhões de pessoas foram vacinadas, incluindo a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. O público-alvo da campanha no país, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 63,6% foram vacinados.

Este ano, a campanha é direcionada para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas compõe o grupo prioritário.

SAIBA MAIS

A vacinação contra a gripe é uma das estratégias de saúde para proteger contra as formas graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza, diminuindo a mortalidade e as internações decorrentes. A vacina que está sendo disponibilizada nos postos imuniza contra dois tipos de gripe sazonal e o tipo H1N1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.