Senado Federal

Senador protocola hoje pedido de abertura de CPI do BNDES

Roberto Rocha conseguiu 35 assinaturas favoráveis a iniciativa; são necessária somente 27

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Senador Roberto Rocha conseguiu colher 35 assinaturas, número superior ao necessário para protocolar pedido de CPI que é de 27 assinaturas
Senador Roberto Rocha conseguiu colher 35 assinaturas, número superior ao necessário para protocolar pedido de CPI que é de 27 assinaturas (Roberto Rocha critica laudos de balneabilidade das praias)

O senador do Maranhão, Roberto Rocha (PSB), deverá apresentar na tarde desta quarta-feira, 24, o pedido de abertura de um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades nas ações e relações do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O senador já conseguiu colher 35 assinaturas dos colegas. Para dá entrada no pedido de CPI no Senado são necessárias 27 assinaturas.

Segundo Rocha, a CPI vai apurar os créditos concedidos no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais, em especial, a linha de financiamento específica para internacionalização de empresas a partir de 2007.

Essa foi a linha de crédito concedida aos irmãos Joesley e Wesley Batista, donas da empresa JBS, e autores da delação que criou uma crise política sem precedentes no Brasil.

“Os recentes escândalos no Governo Federal, sobretudo quando envolvem também grandes empresas que cresceram assustadoramente após empréstimos concedidos pelo BNDES, nos remetem à necessidade de criar uma CPI no Senado Federal pra investigar possíveis irregularidades nas ações e relações do banco com grandes empresários”, afirmou o senador do PSB.

Além disso, Roberto Rocha lembra que o que for apurado na CPI poderá contribuir com o Ministério Público. “Os resultados alcançados por ela [CPI] ajudarão no andamento dos trabalhos do Ministério Público”, afirmou Rocha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.