Lançamento

Relato histórico em livro

de música no Nordeste e no Maranhão”, na sede da instituição; lançamento terá recital com as pianistas Rosemary Fontoura e Andrea Rodrigues

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Livro conta a história da Escola de Música em São Luís
Livro conta a história da Escola de Música em São Luís (Escola de Música Lilah Lisboa)

SÃO LUÍS-A programação dos 43 anos da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo prossegue até o dia 31 deste mês, incluindo lançamento de livros, palestras, Mesas Redondas, solenidades de formatura, entre outras atividades. Hoje, às 18h, será lançado o livro “A Escola Lilah Lisboa de Araújo: o ensino de música no Nordeste e no Maranhão”, de autoria da professora de música da instituição Ana Neuza Araújo Ferreira. O lançamento terá a participação das pianistas Rosemary Fontoura e Andrea Rodrigues, que farão uma homenagem a Lilah Lisboa, primeira proprietária do casarão onde hoje funciona a escola.

O livro de Ana Neuza Araújo Ferreira, com 208 páginas, além de abordar a história da Escola Lilah Lisboa de Araújo, traça um panorama da estrutura de ensino de música na região Nordeste, especialmente as instituição públicas, com o mesmo perfil. O livro resultou de uma Dissertação de Mestrado em Cultura e Sociedade, apresentada por ela em 2014, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “No livro, eu trago a história da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo até os dias atuais. A instituição foi criada em 21 de janeiro de 1974, no governo de Pedro Neiva de Santana”, diz a autora.

O livro detalha aspectos da evolução do ensino da música no Maranhão e concentra sua atenção na escola mais expoente nesse contexto, relatando inclusive suas dificuldades e citando seus 13 dirigentes, até o atual, Manoel Mota. Foram impressos 500 exemplares do livro, inscrito no Edital APUB Fapema, que apoia trabalhos acadêmicos. A autora também fará, em breve, um segundo lançamento, na Associação dos Escritores Maranhenses Independentes (AMEI), no São Luís Shopping.

Desde sua fundação, conforme os escritos da professora, a Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo teve quatro sedes e nenhuma delas foi projetada com o fim específico de ser uma escola de música. As adaptações necessárias à atividade pedagógica e sua estrutura administrativa têm sido uma constante desde o primeiro prédio. As atividades foram iniciadas em uma casa situada na Avenida João Pessoa, no bairro Monte Castelo. Atualmente, funciona no casarão de número 363, na Rua da Estrela (Praia Grande).

Os primeiros 10 anos de funcionamento da escola foram marcados por uma alta rotatividade de professores. Em sua maioria, os docentes eram trazidos de outros estados. Um de seus primeiros eventos foi o Seminário Maranhense de Música, realizado em 1979. Administradora emblemática da primeira fase, a cantora Olga Mohana assumiu a direção da escola nesse mesmo ano. Em sua gestão, priorizou aspectos fundamentais para o funcionamento da instituição.

Atividades

A programação em homenagem aos 43 anos da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo terá continuidade amanhã, com Mesa Redonda sobre Musicologia, às 15h, com a presença de professores da casa, que falarão sobre seus trabalhos acadêmicos. Por volta das 18h, haverá recital com Instrumental Pixinguinha, Coral Shalom e a orquestra de violões da escola. No dia 29, as cantoras líricas Gerlene Ribeiro, Lívia Correa, Elaine Cristina, Arleide Louzeiro, Rose Nogueira e Fátima do Espírito Santo, acompanhadas por Rosemary Fontoura, às 18h, comandarão um recital.

A autora é maranhense e leciona piano há mais de 20 anos na Lilah Lisboa. Começou a estudar esse instrumento com aulas particulares e, em seguida, ingressou na Lilah Lisboa. Após concluir o curso técnico, deu prosseguimento na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde fez Bacharelado em Piano (2000).

Em 1991, via concurso público, passou a integrar o corpo docente da Lilah, desenvolvendo também atividades na área de música de câmara e acompanhamento de cantores e instrumentistas. Após duas décadas de atividades artístico-pedagógicas, elaborou projeto de pesquisa sobre a escola. Em 2014, concluiu o Mestrado em Cultura e Sociedade, apresentando a Dissertação que se transformaria em livro, agora publicado.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “A Escola Lilah Lisboa de Araújo: o ensino de música no Nordeste e no Maranhão”, de Ana Neuza Araújo Ferreira

Quando

Hoje, às 18h

Onde

No local, na Rua da Estrela (Centro Histórico)

Preço do livro: R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.