Fake

Foto de ponte com rachadura não é no Maranhão

Ontem, circulou pelas redes sociais a imagem de uma ponte com rachaduras, mas ela não é a Marcelino Machado. Contudo, ela também apresenta problemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Segundo o Dnit, ponte da foto seria a Rio-Niterói e não a Marcelino Machado
Segundo o Dnit, ponte da foto seria a Rio-Niterói e não a Marcelino Machado (ponte)

SÃO LUÍS - Por meio das redes sociais, circulou ontem uma imagem de uma ponte com rachadura em sua estrutura física e ela foi atribuída à Ponte Marcelino Machado, que passa sobre o Estreito dos Mosquitos, que está com o problema semelhante, mas em menores proporções.

Por meio de nota encaminhada ainda ontem, a superintendência estadual do Departamento Estadual de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informou que a foto não se trata da Ponte Marcelino Machado, mas da Ponte Rio – Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro.

Rachadura
Mesmo assim, a Ponte Marcelino Machado está com uma rachadura em sua base. De acordo com a superintendência do Dnit, o processo de contratação emergencial está sendo finalizado pelos setores técnicos do órgão federal e o serviço está previsto para iniciar nos próximos 20 dias.

Segundo o Dnit, a rachadura não oferece perigos para a trafegabilidade no local. Contudo, a situação, alertada em primeira mão por O Estado na edição do dia 5 de outubro do ano passado, deixou os motoristas que trafegam pela ponte preocupados.

Logo que o problema veio à tona, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea­MA) ressaltou que seria necessária uma vistoria in loco para se definir a gravidade da situação. No dia 27 de outubro, o Crea-MA, Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros vistoriam a ponte e disseram que a situação é preocupante, que a construção está comprometida e que, se algo não for feito imediatamente, a estrutura pode ir a colapso.

Após a denúncia, o Dnit nacional enviou uma equipe técnica para vistoriar a estrutura da ponte. O trabalho foi realizado por um engenheiro projetista especialista em pontes, enviado pela Coordenação Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária do órgão.

Após a vistoria, o órgão constatou que não há riscos para os usuários da rodovia que trafegam pela ponte. Entretanto, considerando a deformação do tabuleiro (laje), que provoca a elevação das cargas móveis atuantes, as manifestações patológicas (deformações) encontradas e, ainda, as intervenções já realizadas na estrutura da ponte, o Dnit decidiu pela contratação de empresa, em caráter emergencial, para execução de reforços na estrutura.

SAIBA MAIS

De acordo com o Dnit, não haverá necessidade de interdição total da Ponte Marcelino Machado. Dependendo do projeto de restauração, a via pode ser interditada parcialmente em uma faixa para que os serviços possam ser realizados na via que apresenta as rachaduras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.