Vistoria

Começa a verificação de taxímetros na capital

Testes de pista são realizados na área da Via Expressa e são previamente agendados, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Inmeq-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Taxímetros em São Luís serão testados por Inmeq-MA
Taxímetros em São Luís serão testados por Inmeq-MA (Taximetro)

SÃO LUÍS - O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) iniciou a verificação dos taxímetros em São Luís. Até o dia 18 de agosto, o Inmeq-MA pretende verificar um total de 2.400 táxis que circulam na capital. A verificação foi iniciada na última segunda-feira, 22, com os testes de pista que estão sendo realizados na Via Expressa, próximo ao elevado da Avenida Carlos Cunha.

Os testes são realizados no horário das 8h às 12h, previamente agendados, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Inmeq-MA. As datas da verificação estão definidas da seguinte forma: placas dos carros com final de 0 a 2, a verificação é no período de 22/05 a 16/6; placas com final de 3 a 5, a verificação será de 19/6 a 14/7; placas com final de 6 a 9, a verificação será de 17/7 a 18/8. O agendamento deve ser feito pelo site do órgão (www.inmeq. ma.gov.br), no item de agendamento de serviços de verificação de taxímetro.

O teste de pista é o exame metrológico que verifica se o registro do valor da corrida do taxímetro está de acordo com o quilômetro percorrido. “Por meio deste teste, nós verificamos se o valor da corrida marcado no taxímetro está de acordo com o quilômetro percorrido, visando garantir a precisão do instrumento, para que o consumidor pague o preço justo da corrida”, explica o agente metrológico do Inmeq-MA, Leonardo Riotinto.

A verificação anual periódica é obrigatória e todos os táxis da capital devem submeter-se ao processo, conforme determina a legislação.

Final de placas - Período de verificação
0 a 2 - De 22/maio a 16/junho
3 a 5 - De 19/junho a 14/julho
6 a 9 - De 17/julho a 18/agosto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.