Um se salva!

Grandes derrapam e o Cordino é o melhor da temporada no MA

Enquanto os grandes da capital derrapam na temporada, Onça surge como melhor time da temporada no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Cordino venceu o 1º turno do Campeonato Maranhense
Cordino venceu o 1º turno do Campeonato Maranhense (CORDINO CAMPEÃO )

SÃO LUÍS – O Cordino é o time mais regular do Maranhão nesta temporada. Quem ler essa frase acha que ela foi motivada pelos resultados dos times maranhense em jogos do Campeonato Brasileiro no último fim de semana, quando apenas a equipe de Barra do Corda conseguiu vencer, enquanto Sampaio e Moto perderam e o MAC empatou. Mas não é apenas isso. A Onça é a única equipe finalista dos dois turnos do Estadual (que segue suspensa até uma decisão do STJD), tem o artilheiro da competição, perdeu apenas três partidas no ano e foi o time que mais marcou e o que menos levou gols na temporada. É bom frisar que Sampaio e Moto disputaram mais jogos – por causa das copas do Brasil e do Nordeste e uma rodada a mais na Série C -, no entanto, se formos levar em consideração apenas o Maranhense, o clube do interior ainda leva vantagens sobre os grandes da capital.

Da cidade de Barra do Corda, que fica a 462 Km de São Luís e tem população de 86 662 habitantes, o Cordino se firmou no futebol maranhense neste ano com um orçamento “humilde”, com uma folha salarial que gira em torno de 50 mil, segundo informou o presidente Bruno César, dirigente de apenas 33 anos.

“Acho que depois da conquista das vagas para a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste atravessamos um divisor de águas, mas vamos tornar o Cordino uma grande força do futebol maranhense”, disse o dirigente à época em entrevista a O Estado.

No Estadual, a Onça venceu o primeiro turno e, de quebra, garantiu vaga nas copas do Nordeste e do Brasil da próxima temporada. E os feitos não param por aí. Com sete vitórias, o time do interior foi o que mais venceu. Foi um dos que menos perdeu também, com apenas três derrotas. O Sampaio, com dois tropeços, foi o time menos derrotado no torneio, no entanto, o Tricolor, que tem o maior investimento do estado, conquistou irrelevantes três vitórias, sendo uma delas sobre o Americano, saco de pancadas do certame.

Com Ulisses, artilheiro do Estadual com 14 gols, o Cordino tem o ataque mais positivo da disputa, com 20 gols marcados. O Sampaio fez 15, o Moto 19 e o MAC 14. Se somarmos a temporada inteira, o time do técnico Marlon Cutrim tem o melhor saldo de gols do estado.

E o Cordino pode seguir fazendo história com Ulisses, que, aos 33 anos, pode igualar a marca de craques como Bacabal, Cabecinha e Mascote ao entrar para a seleta lista de triartilheiros do futebol maranhense. Maior goleador do Estadual em 2012 (16 gols) e 2016 (13 gols), caso repita o feito em 2017, Ulisses será o primeiro artilheiro em três temporadas desde que Bacabal alcançou o feito em 1992, defendendo o Moto, e já havia sido o goleador em 1990 e 1987. Resta saber quando o goleador ainda terá chances de entrar em campo novamente, já que o campeonato segue suspenso na justiça desportiva e não tem data

“Aqui não tem essa de vaidade. Todo mundo corre por todo mundo. Foi sempre assim e não é agora que vai mudar”, disse o presidente do clube.

Força em casa e vitória na estreia

Enquanto os principais times do estado foram ao mercado para reforçar seus elencos para o Campeonato Brasileiro, o Cordino focou em contratações pontuais e trouxe o goleiro Railon, o lateral-direito Bruno Limão, o zagueiro Chicão, o volante Régis, o meia Elton e o atacante Casagrande, este último despontou no futebol pelo clube em 2010.

Sem pacotes de reforços, a Onça aposta na força do seu grupo, do seu goleador, Ulisses - que tem 14 gols no Maranhense e um na Série C -, e na sua casa, onde o time perdeu apenas um jogo este ano, 2 x 1 para o Santa Quitéria, na terceira rodada do 2º turno do Estadual.

Sabendo deste fator casa, o treinador Marlon Cutrim pediu apoio da torcida antes da estreia no Brasileiro e parece que deu certo: 1 x 0, no Leandrão, diante do Santos (AP). Com este resultado, o time maranhense ocupa a segunda colocação do Grupo A4 da Série C, atrás do Altos (PI), que tem saldo melhor. Na próxima rodada, o Cordino enfrenta justamente o Altos, no estádio Lindolfo Monteiro, às 17 deste sábado (27).

Campanhas em 2017

Cordino

16 Jogos

8 vitórias

5 Empates

3 derrotas

21 gols marcados e 16 sofridos

Sampaio

24 jogos

7 Vitórias

8 Empates

9 derrotas

25 gols marcados e 31 sofridos

Moto

20 jogos

5 vitórias

4 empates

11 derrotas

27 gols marcados e 34 gols sofridos

Maranhão

12 Jogos

3 Vitórias

6 Empates

3 Derrotas

14 marcados e 17 sofridos

Classificação Série C

Grupo A

Pos Times P J

1 CSA-AL 6 2

2 Confiança-SE 6 2

3 Salgueiro-PE 3 2

4 Remo-PA 3 2

5 Fortaleza-CE 3 2

6 Sampaio Corrêa-MA 3 2

7 ASA-AL 3 2

8 Cuiabá-MT 1 2

9 Botafogo-PB 1 2

10 Moto Club-MA 0 2

Próximos jogos

3ª Rodada

Grupo A

27/05/

16h - Moto Club-MA x Confiança-SE

20h - Salgueiro-PE x Fortaleza-CE

28/05/

16h - ASA-AL x Sampaio Corrêa

16h – Botafogo – PB x CSA-AL

19h – Remo-PA x Cuiabá-MT

=====

Classificação Série D

Grupo A04

Pos Times P J

1 Altos-PI 3 1 1

2 Cordino-MA 3 1

3 Santos-AP 0 1

4 Tocantins-TO 0 1

==============

Grupo A05

Pos Times P J

1 Guarany de Sobral-CE 3 1

2 Maranhão-MA 1 1

3 Potiguar-M-RN 1 1

4 River-PI 0 1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.