Copa Libertadores

Classificado, Santos pega Sporting Cristal para garantir topo

Com vaga garantida para a próxima fase da Libertadores, Peixe recebe time peruano para garantir a liderança do Grupo 2 e avançar com vantagem

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Ricardo Oliveira, atacante do Santos, em treino da equipe alvinegra no centro de treinamento Rei Pele
Ricardo Oliveira, atacante do Santos, em treino da equipe alvinegra no centro de treinamento Rei Pele (RICARDO OLIVEIRA SANTOS )

Santos - Os torcedores do Santos passaram por momentos de muita tensão na última semana. Após conquistar um empate heroico diante do The Strongest, com um jogador a menos e atuando na altitude de La Paz, na última quarta-feira, pela Libertadores, os santistas voltaram a sofrer no sábado passado, quando a equipe comandada por Dorival Júnior até venceu por 1 a 0, mas viu o Coritiba pressionar desde o início e ainda perder um pênalti no fim, na segunda rodada do Brasileirão. E após tantas dificuldades, o Peixe espera ter um compromisso bem mais tranquilo nesta terça, contra o Sporting Cristal, na Vila Belmiro, na última rodada da fase de grupos do torneio continental.

Com nove pontos e já classificado para as oitavas de final da Liberta, o alvinegro encara o time peruano apenas com a missão de garantir a liderança da chave 2. E além de entrar em campo mais relaxado, o Santos terá pela frente o último colocação do grupo e também já eliminado. Mesmo com todas essas vantagens, os santistas têm pregado respeito ao Cristal, que empatou em 1 a 1 com o Peixe na primeira rodada da competição, em Lima.

"Queremos terminar em primeiro no nosso grupo e continuar invicto. Será mais um jogo difícil, mas contamos com o nosso torcedor para lotar a Vila Belmiro, assim como foi contra o The Strongest na Vila. Precisamos do apoio da torcida para vencer mais uma partida", explicou o zagueiro David Braz, autor do gol da vitória sobre o Coxa, no último sábado.

O defensor, inclusive, será titular do time comandado por Dorival Júnior nesta terça-feira. Porém, o treinador ainda não definiu se escalará todos os titulares diante dos peruanos. Isso porque os jogadores do Peixe sentiram o desgaste físico após a maratona de três jogos fora de casa (contra Paysandu, Fluminense e The Strongest, respectivamente).

A únicas ausências 100% confirmadas são as de Bruno Henrique e Lucas Lima. O atacante foi expulso contra o The Strongest e cumpre suspensão automática na Libertadores. Com isso, Copete deve ganhar uma oportunidade entre os titulares. Já o meia sentiu lesão na coxa logo no início da partida contra o Coritiba, e deve ficar afastado do time por duas semanas. Seu substituto nesta terça deve ser o colombiano Vladimir Hernández.

Cristal apenas cumpre tabela

Mesmo sendo o atual campeão peruano, o Sporting Cristal não fez frente aos outros três times do grupo 2 da Libertadores. Muito frágil fora de casa e burocrático quando joga em seus domínios, o clube peruano ostenta a terceira pior campanha do torneio, com apenas dois pontos conquistados em cinco rodadas.

Porém, um desses pontos foi justamente contra o Santos. Na estreia, no começo de março, a equipe comandada por José Del Solar pressionou o Peixe no início e chegou a abrir o placar. O alvinegro, porém, conseguiu conquistar o empate na segunda etapa, com Thiago Maia.

Depois disso, o Sporting Cristal tomou mais 10 gols, marcou apenas duas vezes e sofreu três derrotas, que culminaram com a eliminação precoce na rodada passada, após revés para o Santa Fe, em Lima, no Peru.

COPA LIBERTADORES

-------------------

Hoje

21h45 - Santos-BRA x Sporting Cristal-PER

19h30 - Chapecoense-BRA x Zulia-VEN

19h30 - Nacional-URU x Lanús-ARG

21h45 - Independiente Santa Fe-COL x The Strongest-BOL

FICHA TÉCNICA
SANTOS-BRA X SPORTING CRISTAL-PER

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 23 de maio de 2017, terça-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Jose Mendez (PAR)
Assistentes: Juan Zorrilla (PAR) e Carlos Caceres (PAR)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Vladimir Hernández; Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira (Kayke)
Técnico: Dorival Júnior

SPORTING CRISTAL: Mauricio Viana; Revoredo; Garcés, Luis Abram e Céspedes; Pedro Aquino, Calcaterra, Alexis Rojas, Lobatón e Christian Ortíz; Írven Ávila
Técnico: José Del Solar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.