Enlace

Casamento comunitário reúne192 casais na Região Tocantina

Ao som da Banda de Música do Quinquagésimo Batalhão de Infantaria e Selva (50 BIS), os noivos foram recepcionados em espaço montado para a cerimônia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Autoridades civis e militares prestigiaram a oficialização do enlace matrimonial de 192 casais, em Imperatriz
Autoridades civis e militares prestigiaram a oficialização do enlace matrimonial de 192 casais, em Imperatriz (casamento comunitario Impera)

IMPERATRIZ - Na Comarca de Imperatriz, distante 629 km de São Luís, 192 casais oficializaram a união durante a primeira edição deste ano do projeto “Casamentos Comunitários”, promovido pelo Poder Judiciário do Maranhão. O evento – coordenado pelo juiz titular da 2ª Vara de Família, Adolfo Pires da Fonseca Neto - foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, no fim da tarde da última sexta-feira (19), no pátio do Imperial Shopping.

Autoridades militares, políticas e civis prestigiaram a oficialização dos casais, que contou com a presença dos juízes que ajudaram na realização da cerimônia: Marco Antonio de Oliveira (diretor do Fórum); Genivaldo Pereira Silva (1ª Vara de Família); Delvam Tavares (Vara da Infância e da Juventude); Ana Lucrécia Bezerra Sodré Reis (3ª Vara Criminal); Iris Danielle de Araújo Santos (3ª Vara de Família); Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia (2ª Vara Cível); Mayron Bruno (titular de São Pedro de Água Branca); juiz Alessandro Arraes (titular de Grajaú); Ítalo Lopes (titular de Amarante) e a juíza de Paz, Luziane Lucena.

Respeito
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, voltou a destacar o respeito mútuo entre os casais, sem violência e com amor. “Este é um projeto que dá a oportunidade de oficializar uniões de acordo com a lei. Muitos já vivem juntos há muito tempo. Continuem sendo companheiros e se amando. Rogo que sejam muito felizes e peço aos noivos e noivas que tenham uma nova lua de mel”, frisou o presidente do TJMA.

O desembargador ainda registrou a presença dos juízes no evento, destacando a importância de a magistratura ir ao encontro da população. “O importante é que o Judiciário esteja perto do povo, interagindo diretamente com a sociedade”, enfatizou o desembargador.

Casamentos
Ao som da Banda de Música do Quinquagésimo Batalhão de Infantaria e Selva (50 BIS), os noivos foram recepcionados em espaço montado especialmente para a cerimônia. “É o terceiro casamento comunitário que realizamos no pátio do shopping. Um trabalho realizado com parceria, esforço e carinho. Toda a decoração foi pensada com o objetivo de oferecer conforto e alegria durante este momento tão especial para todos os casais”, disse a superintendente do Imperial Shopping, Fátima Almeida.

O casal mais idoso, Antônio Alves Sousa e Sebastiana Vasconcelos de Sousa, ambos com 66 anos de idade, teve sua união celebrada pelo juiz Alessandro Arraes (titular de Grajaú). Junto há 46 anos, o casal recebeu o apoio da filha mais velha na hora de oficializar a união.

“Eu sou pedreiro aposentado e logo que vi o anúncio na televisão fui saber como deveria fazer para participar”, revelou o noivo. “Ele estava ansioso e foi um dos primeiros a fazer a inscrição”, contou a noiva.

O estudante Lucas Eduardo Nascimento (17 anos) e a vendedora Carolina Barros (22 nos) formaram o casal jovem da cerimônia. Eles foram casados pela juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia (2ª Vara Cível).

“Nos últimos três anos, realizamos 13 casamentos comunitários na comarca. Este foi o primeiro do ano, e iremos realizar outros, sempre com apoio dos parceiros que colaboram para que o número de adesão de casais seja cada vez maior, pois o casamento continua uma instituição forte”, enfatizou o juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto.

Durante a solenidade, os noivos Carlito Pereira Marinho (soldador) e Maria Deusa Marinho (lavradora) foram sorteados com o ensaio fotográfico, incluindo maquiagem e book completos. Já o casal de microempresários, Luís Abreu de França e Gisele Soares França, ganhou hospedagem e jantar romântico em um hotel de luxo da cidade. “Parece um sonho. Nem acredito que ganhamos um prêmio”, surpreendeu-se a noiva.

Projeto
O projeto Casamentos Comunitários foi instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão no ano de 1999, na gestão do então corregedor Jorge Rachid. Destinado a pessoas de baixa renda, o projeto já possibilitou a oficialização de mais de 100 mil uniões em todo o estado.

Todos os atos de registro civil necessários à realização dos casamentos são gratuitos para os noivos, que são dispensados do pagamento das taxas referentes às despesas cartorárias.

Os custos dos processos de habilitação, o registro e as certidões serão ressarcidos aos cartórios pelo Poder Judiciário, com recursos do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais do Maranhão (FERC), que tem a finalidade de captar recursos financeiros para assegurar a gratuidade dos atos de registro civil praticados pelas serventias extrajudiciais do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.