Fiscalização

BNDES fará auditoria em obras no Maranhão, diz deputado

Foi entregue a direção do banco, em Brasília, relatório da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara Federal, que constatou irregularidade em pelo menos sete obras do governo de Flávio Dino

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Hildo rocha entregou relatório de fiscalização de obras no Maranhão à diretores do BNDES
Hildo rocha entregou relatório de fiscalização de obras no Maranhão à diretores do BNDES (Hildo Rocha)

Depois de solicitar informações ao Governo do Estado do Maranhão e não obter resposta, o deputado Hildo Rocha (PMDB), membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara Federal, buscou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apurar denúncias sobre irregularidades na aplicação dos recursos do banco em obras no Maranhão.

Segundo Rocha, uma auditoria será realizada. Foi o que garantiu ao parlamentar a presidente do BNDES, Maria Silva Bastos.

“Agora a instituição tem nova diretoria e a presidente, Maria Silvia Bastos, nos garantiu que irá fazer auditoria com a finalidade de apurar as graves denúncias que formalizamos com base em irregularidades constatadas pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara Federal”, disse o peemedebista.

Pelo relatório feito na CFFC da Câmara, em pelo menos sete obras feitas com o dinheiro do BNDES há indícios de irregularidades que precisam ser investigadas. Entre as irregularidades encontradas estão desvios de finalidade, alterações, de projetos, atrasos nos cronogramas e obras abandonadas.

Entre elas há o asfaltamento na MA-383, onde o governo anexou à obra 14 km que haviam sido construídos pela Suzano. Ou seja, o Estado aproveitou parte já construída por uma empresa privada quando na verdade deixou de fazer 14 km.

Outra irregularidade, de acordo com o relatório – que foi entregue a presidente do BNDES – é na obra de construção da Unidade de Ressocialização (FUNAC) de Imperatriz. Obra está abandonada desde maio de 2015. E, segundo Rocha, o governo vem alugando imóveis caros e inadequados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.