Curso

Importância de doulas na humanização do parto é debatida em São Luís

Atividades foram iniciadas na sexta-feira e terminaram no ontem; profissionais são importantes para orientar as mulheres durante gestação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Participantes do curso de doulas atentas às instruções em São Luís
Participantes do curso de doulas atentas às instruções em São Luís (doulas curso em SL)

SÃO LUÍS - Ontem foi o encerramento de um curso iniciado na sexta-feira, dia 19, que destacou a importância das doulas para a humanização do parto.

A atividade foi realizada no Hotel Biarritz, localizado no bairro da Ponta d’Areia, em São Luís. O trabalho de parto; os papeis do médico, enfermeira e doula no momento do parto; como lidar com a emoção das mulheres no pós-parto; e a amamentação foram alguns dos tópicos abordados durante o curso.

A palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.

Importância
No trabalho de parto, as doulas auxiliam a mulher com apoio emocional, físico e informativo, utilizando métodos não farmacológicos para alívio da dor, como técnicas de respiração e distração, acupressão, acupuntura, massagem, cromoterapia, aromaterapia e uso da água quente.

Foi nessa perspectiva que a empresa paranaense Unimaterna ofereceu, na sexta-feira, sábado e ontem, um curso de formação de doulas na capital, voltado a enfermeiras, psicólogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, técnicos de enfermagem e quaisquer outras pessoas que tenham interesse em trabalhar com gestantes.

O assunto e a importância dessas profissionais têm ganhado tanto destaque, que já existem instituições brasileiras fundadas com o objetivo de formar e capacitar doulas e atualizar profissionais da área de saúde quanto ao atendimento humanizado.

“Estamos capacitando as mulheres para ajudarem outras mulheres no pré parto, parto e pós-parto, Costuma-se dizer que as doulas são elementos humanizantes. Elas vão suprir um espaço que está vago no que diz respeito a um suporte físico e emocional, principalmente na hora do parto”, disse a doula Marília Bittencourt, que também é coordenadora da empresa Unimaterna.

Serviço começa antes do parto

O serviço da doula começa antes do dia do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a gestante e informá-la sobre as etapas do trabalho de parto, preparação do períneo e elaboração do plano de parto. E também continua após a chegada do novo membro da família, tirando dúvidas sobre o início da amamentação e conversando sobre a experiência do parto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.