Além da sala de aula

Estudantes produzem vídeos sobre temas atuais em projeto

Trabalhos dos estudantes foram apresentados durante o Expocine de Humanas e Linguagens, realizado no IFMA; vídeos abordaram temas diversos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Momento da apresentação no Expocine de Humanas e Linguagens
Momento da apresentação no Expocine de Humanas e Linguagens (Expocine)

SÃO LUÍS - Alunos da Escola Crescimento, em São Luís, participaram de uma atividade no sábado, dia 20, que contribuiu diretamente para eles terem uma visão mais crítica da sociedade. A Expocine de Humanas e Linguagens, realizada naquele dia, consistiu na exibição de filmes produzidos pelos próprios estudantes que versavam sobre diversos temas da atualidade.

A atividade aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no campus do bairro do Monte Castelo. O evento consistiu-se em um espaço de reflexão sobre vários temas que discutem a inter-relação entre ciência, homem e sociedade.

Produção

Durante a atividade foram exibidos curtas-metragens produzidos pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, sob a orientação dos professores.

Para a realização dos trabalhos, os alunos foram divididos em oito grupos, sendo apresentados os temas: pós-verdade; midiatização das tragédias e indignação seletiva; felicidade no contexto contemporâneo; consumismo e estratificação social; melancolia e depressão; escravidão moderna; favelização; e centenário do samba.

Os temas abordados levavam em conta os conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Arte e Literatura, Português, Espanhol e Educação Física, disciplinas essas integrantes do componente curricular dos estudantes.

“Nosso grupo abordou as eleições na França, a situação da Coreia do Norte que tem um regime ditatorial. Abordamos também a Literatura com a obra de Dom Casmurro. Foi muito boa essa interação e todos fizeram o seu melhor e o resultado está ai”, disse o estudante Bruno Milhomem.

Para o professor Leonardo Lima, a experiência de trabalhar com os alunos nessa atividade foi positiva. “Foi muito importante porque os alunos tiveram autonomia e eles foram fazendo todas as relações com o tema abordado”, destacou.

A mesma opinião foi compartilhada pela professora Sheila Bogéa. “No início eles acharam complicado envolver tantas disciplinas em um só vídeo e para eles foi um desafio. Mas a medida que eles foram transpondo esses desafios, nós víamos um retorno”, destacou.

“Com esse trabalho os alunos saíram mais críticos, sensíveis, educadores e formadores de opinião. Trabalhos assim apenas dignificam eles e também a nós professores”, completou a professora Christiane Falcão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.