Criminalidade

Assaltos à residência são comuns na região do Araçagi

Falta de infraestrutura e iluminação nas vias públicas favorecem a ação dos criminosos que agem na localidade visando as pessoas de alto poder aquisitivo. Moradores investem em segurança privada para se protegerem da ação dos meliantes

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

[e-s001]SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Assaltos na região do Araçagi e Parque Araçagi, em São José de Ribamar (Região Metropolitana de São Luís) se tornaram situações comuns que amedrontam os moradores dessas localidades. Os casos acontecem principalmente à noite por causa da pouca iluminação e das deficiências na infraestrutura das vias, situações essas que atraem à criminalidade.

Essas regiões são bastante visadas pelos criminosos, pois nesses locais moram pessoas de alto poder aquisitivo. Os assaltos acontecem em sua grande maioria quando os moradores estão entrando em suas residências com os seus veículos e são surpreendidos com a chegada dos criminosos.

Assaltos - Uma dos casos de ampla repercussão e que teve um final trágico aconteceu no dia 2 de fevereiro e teve como vítima a policial civil Iran Cerqueira Santos, de 51 anos de idade, de 51 anos de idade, que era chefe da captura da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Ela estava chegando à sua residência, localizada no Parque Araçagi, quando foi abordada por criminosos que pretendiam efetuar o assalto. Os bandidos efetuaram vários disparos e a policial também revidou. No fim da troca de tiros, Iran Cerqueira foi atingida com um dos tiros, chegando a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Dias depois a policias conseguiu localizar e prender os responsáveis pelo delito.

Para se protegerem da ousadia dos criminosos, os moradores se defendem como podem, contratando segurança privada, aumentando os muros das suas residências e colocando cercas elétricas e câmeras de vigilâncias. Mesmo assim, os assaltantes cometem os delitos.

Infraestrutura
Mesmo com o investimento dos moradores em segurança, a falta de infraestrutura da localidade, que é considerada uma área nobre dentro da Região Metropolitana de São Luís, favorece a atuação dos assaltantes. Vigilantes ouvidos ontem por O Estado contaram que os assaltos á residência costumam acontecer.

Um dos fatores que favorece essa situação é a precariedade das vias. Grande parte das ruas não tem asfalto e são cobertas por buracos e crateras, comprometendo o tráfego de veículos pela região. Dessa forma, o próprio trânsito das viaturas policiais é interrompido e as rondas não são feitas à contento por causa da dificuldade do acesso. Ruas como Blumenau, Aracajú e Porto Rico, localizadas no Parque Araçagi, são penalizadas com a situação.

[e-s001]Outro problema que favorece a criminalidade no local é a falta de iluminação pública. Durante a noite, as ruas da região ficam completamente às escuras, um atrativo à mais para os assaltantes agirem livremente na região.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São José de Ribamar, responsável pela iluminação e asfaltamento na localidade, para saber se existe algum projeto em andamento para melhor a infraestrutura da região, mas não obteve resposta.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA)informou que a instalação do posto de policiamento permanente no bairro do Araçagi está em fase de contratação do imóvel em local estratégico e de equipamentos para seu funcionamento.

Foi informado ainda que a segurança na região é realizada ininterruptamente por policiais do 8º BPM. Com quatro viaturas e três motocicletas, os policiais realizam o patrulhamento preventivo e ostensivo para inibir ações criminosas como roubos e furtos e apreender materiais ilícitos.

A secretaria orientou que as eventuais vítimas registrem boletim de ocorrência na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos, localizada na Rua Celso Magalhães, no Centro. A SSP destacou, ainda, que vem intensificando as investigações e apreendendo suspeitos de cometer crimes desta natureza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.