Oportunidade

Cursos grátis para profissionais e estudantes de engenharia

De quarta-feira, 24, até o dia 3 de junho, estarão abertas as inscrições para 10 cursos, entre os quais “Orçamento de obras”, “MS Project” e “Autocad”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Franklyn Veras ministrará o curso “Excel aplicado à engenharia”
Franklyn Veras ministrará o curso “Excel aplicado à engenharia” (Franklyn Veras CEM)

O Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) está oferecendo, este ano, cursos grátis de atualização de conhecimentos (educação continuada) para profissionais e estudantes de engenharia. De quarta-feira, 24, até 3 de junho, estarão abertas as inscrições para 10 cursos, entre os quais “Orçamento de obras”, “MS Project”, “Autocad” e “Sistemas de proteção a incêndios”.

“A universidade fornece o ensino básico e fundamental, mas o engenheiro precisa de uma formação continuada, pois o mercado de trabalho está sempre evoluindo com o ingresso constante de novas tecnologias”, explicou o presidente do CEM, Emanoel Miguez Dias, ao justificar a iniciativa da entidade em promover os cursos gratuitos. A meta, segundo ele, também é motivar as instituições de ensino superior do Maranhão a investirem em educação continuada voltada às engenheiras.

O primeiro curso, “Excel aplicado à engenharia”, começa quarta-feira com disponibilização de 30 vagas, sendo 14 para engenheiros associados ao CEM que estejam adimplentes e para novos associados e 16 para estudantes de engenharia de sete instituições de ensino superior do Maranhão, públicas e privadas, e jovens vinculados ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA). A participação é aberta a qualquer outro estudante ou profissional interessado mediante o investimento no valor de R$ 300,00.

Modelos virtuais

Com 20 horas, o curso “Excel aplicado à engenharia” será ministrado pelo engenheiro civil Franklyn Veras. Ele é especialista em Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção), instrumento por meio do qual é possível criar, digitalmente, um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. “Excel específico para o engenheiro é instrumento fundamental em atividades diárias na área de construção civil”, afirmou Franklyn Veras, que alerta para o agressivo ingresso de tecnologias no campo da engenharia. “As engenharias estão entre as profissões mais impactadas por novas ferramentas virtuais”.

O curso será ministrado de quarta a sexta-feira, 26, das 18h às 22h, e no sábado, das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30. O local é a sede do CEM (av. dos Holandeses, Edifício Multiempresarial Century, 14° andar). As inscrições podem ser feitas na sede do CEM. Mais informações no site www.clubedeengenhariama.com.br/cursos e pelos fones (98) 3303-4981 3303-83. Os Plano de Educação Continuada do CEM tem apoio dos Conselhos Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU-MA) e o Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) e do Sinduscon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.