Disputa

Le Pen anuncia candidatura às eleições legislativas da França

Líder da Frente Nacional perdeu as últimas eleições presidenciais; é a terceira vez que ela tenta ser deputada por seu reduto no norte do país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

FRANÇA - A candidata derrotada à presidência da França e líder da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, foi ao seu reduto político, em Hénin-Beaumon, no norte da França, para anunciar que disputará as eleições legislativas dos dias 11 e 18 de junho.

Será a terceira vez que Le Pen tentará ser deputada por Hénin-Beaumont, depois das tentativas fracassadas em 2007 e 2012 - a última por uma margem de apenas 18 votos.

Em uma entrevista à emissora "TF1", Le Pen confirmou que disputará o pleito pela 11ª circunscrição do departamento de Pas-de-Calais, de cerca de 25 mil habitantes e governada pela FN.

"Não duvidei particularmente, só quis esperar para tornar minha decisão pública. Guardo uma relação afetiva muito forte com os habitantes das bacias mineradoras", confirmou.

Proposta

​Le Pen, que sofreu uma grande derrota nas eleições presidenciais para o centrista Emmanuel Macron, reconheceu que a proposta de deixar a zona do euro e o excesso de paixão com a qual fez a campanha prejudicou o resultado nas urnas.

"O tema do euro inquietou os franceses, diria inclusive que de maneira quase irracional. Devemos discutir e fazer uma reflexão depois das legislativas", disse Le Pen.

As eleições parlamentares serão cruciais para o presidente Macron avançar em seus projetos. Sem uma maioria parlamentar, ele terá dificuldade para aplicar sem freios seu ambicioso programa de reforma do mercado de trabalho e de saneamento das contas públicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.