Em tempos de crise

Soluções financeiras para o comércio são discutidas na capital

CDL São Luís promove I Encontro de Soluções Financeiras hoje, tendo como palestrantes Magno Lima (SPC Brasil) e Maurício Brugulak (Sicoob Nordeste)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Magno Lima, da SPC Brasil, participará do evento a convite da CDL
Magno Lima, da SPC Brasil, participará do evento a convite da CDL (Magno Lima, da SPC Brasil)

Para fortalecer as atividades do comércio lojista da capital maranhense, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) promove hoje, 18, em sua sede o I Encontro de Soluções Financeiras. O evento, que será realizado das 8h30 às 12h, no auditório da CDL (rua da Estrela, Centro Histórico), é gratuito e aberto a todos os empresários da cidade.

“Trata-se de uma oportunidade imperdível para os lojistas e empresários da cidade, pois receberão uma consultoria de alto nível em soluções financeiras de forma gratuita, sem precisar se deslocar de São Luís para outras cidades em busca de cursos, e de forma otimizada, em apenas uma manhã”, destaca o presidente da CDL São Luis Fábio Fernandes.

No encontro, dois dos mais renomados experts em soluções financeiras para o comércio virão à cidade a convite da CDL e darão dicas sobre como implementar controles de Nota Fiscal Eletrônica, Negociações com Cartões de Crédito e Débito, capacitação online e outras ferramentas para otimizar a gestão financeira de todos os tipos e portes de empresas. Os palestrantes do evento são o Superintendente de Produtos SPC Brasil, Magno Lima; e o gerente financeiro Sicoob Nordestes Maranhense, Maurício Brugulak.

Segundo Fábio Ribeiro, ao completar 52 anos de serviços prestados em prol do fortalecimento do comércio lojista ludovicense, a CDL investiu forte nesse evento para poder oferecer informações que são sinônimos de competitividade e sobrevivência para a maioria dos lojistas, não apenas no enfrentamento da atual crise econômica do país, mas para poderem competir de forma lucrativa em ambientes empresariais cada vez mais competitivos.


Números
Os números do setor mostram que há gargalos conhecidos que atrapalham o crescimento. Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos de mercado. Os motivos são variados e estão ligados à falta de planejamento profissional e de técnicas adequadas de marketing e gestão, e em especial, devido à falta de avaliação de custos e fluxo de caixa.

Outro número alarmante vem do Departamento Nacional de Registro Comercial (DNRC), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Segundo pesquisa, são constituídas no Brasil cerca de 440 mil novas empresas anualmente. Desse total, cerca de 80 mil fecham por falência e má gestão.

Um cenário que pode ser combatido com capacitação e uso de soluções tecnológicas para garantir maior eficiência em áreas como o financeiro da empresa, por exemplo. Mas essa é outra realidade que precisa ser alavancada no país; pois segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 66,7%% dos empresários que utilizam cartões e tickets fazem controle manual de suas operações.

E o processo manual é extremamente ineficiente para combater as principais perdas financeiras que acontecem hoje no varejo brasileiro. Os índices revelam o saldo negativo da perda de dinheiro em virtude de pagamentos não realizados pelas operadoras (12,5%), cobranças de taxas maiores que as acordadas pelas operadoras (12,10%), falta de controle sobre o custo de manutenção das máquinas de cartões (12%), além de cobranças indevidas, débitos duplicados e outras cobranças indevidas (10,7%). Em suma, com tantas transações diárias do lojista, esse é o tipo de controle que só funciona de fato se for automatizado e não manual.

Serviço

O quê
I Encontro de Soluções Financeiras da CDL SLZ

Quando e onde
Hoje, 18, das 8h às 12h30, no Auditório da CDL (rua da Estrela, Centro Histórico)

Inscrições
Pelos fones (98) 3212 9009 e 3212 9041 ou pelo email: cdlslz@cdlsaoluis.org.br

Inscrição gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.