Novidades

24ª Ação Global acontece no dia 27, com doação de livros e remédios

A cada edição, o público tem acesso a alguma novidade; este ano, além dos serviços tradicionalmente ofertados, quem for ao Campus da UFMA poderá receber livros e medicamentos, que estão sendo arrecadados pela organização do evento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Centenas de pessoas participaram da Ação Global 2016, sendo beneficiadas com os serviços oferecidos
Centenas de pessoas participaram da Ação Global 2016, sendo beneficiadas com os serviços oferecidos (ação global 2016)

SÃO LUÍS - Acontece dia 27 deste mês a 24ª edição da Ação Global, evento organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo, com o apoio de suas afiliadas no território nacional. Em São Luís quem apoia a ação é o Grupo Mirante. A atividade acontecerá das 8h às 17h, no Campus Universitário Dom Delgado, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, e deverá contar com a colaboração de 3.500 voluntários, além de 160 instituições parceiras. Uma das novidades desta edição é a campanha de doação de remédios e de livros usados.

A Ação Global é realizada desde 1995 e é uma ação de cidadania. A população tem acesso a serviços como a emissão de documentos, exames médicos e odontológicos, além de atividades culturais, de esporte, lazer e orientação educacional, dentre outros. Durante a Ação Global, são oferecidos serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, esportes e lazer. Ano passado, somente na saúde, foram realizados 68.093 atendimentos.

A cada edição do evento, o público tem acesso a alguma novidade. Em 2017, além dos serviços tradicionalmente ofertados, quem for ao campus universitário Dom Delgado da UFMA poderá receber livros e medicamentos, que estão sendo arrecadados pela organização do evento.

Qualquer pessoa pode doar livros (didáticos ou de literatura) e remédios (com no máximo três meses antes do vencimento do prazo de validade e que foram armazenados de maneira adequada). Para facilitar a entrega das doações foram disponibilizados quatro pontos de coleta pela cidade. As doações podem ser feitas até o dia 22 deste mês.

Ação Global 2017
Para esta edição, a organização da Ação Global estima fazer pelo menos 130 mil atendimentos. Um dos parceiros deste ano da Ação Global será a Defensoria Pública do Estado (DPE). Durante o evento, a DPE oferecerá atendimento jurídico e repassará, de forma lúdica, informações acerca de direitos do consumidor. Outra das novidades na edição do evento deste ano é a promoção do Circuito Sesi de Atletismo. A competição, segundo os organizadores, acontecerá no mesmo dia da Ação Global, no campus da UFMA.

Até 2011, a Ação Global acontecia na sede do Sesi, na BR-135, mas, a partir de 2012, a atividade passou a ser realizada no Campus Universitário Dom Delgado, na UFMA. Os serviços são divididos em seis áreas: educação, saúde, qualidade de vida, esporte e lazer, cultura, cidadania e direitos do cidadão. Pesquisa do Sesi mostra que 66,4% das pessoas que buscam os serviços da Ação Global têm renda familiar inferior a dois salários mínimos.

Em 2016, um total de 55.300 pessoas foram beneficiadas com 219.106 atendimentos, sendo a maior quantidade na área de qualidade de vida, que registrou um total de 112.430 assistências. Na área da saúde, as ações somaram 62.340. Um total de 9.182 pessoas foi beneficiado com serviços em cidadania e 24.448 em educação. Outros serviços somaram 10.706. A edição do ano passado da Ação Global superou todas as expectativas, com 206 parceiros, 250 serviços e 3.378 voluntários.

Pontos de coleta
Sede da FIEMA: Retorno da Cohama
Unidade SESI de Qualidade de Vida do Trabalhador: Centro
Unidade SESI de Promoção da Saúde: Araçagi
Escola SESI Anna Adelaide Bello: na Alemanha

Mais informações: (98) 2109-1828

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.