TRE/MA

Mais três municípios darão início ao recadastramento biométrico

TRE tem a meta de incluir no sistema biométrico mais de 1 milhão de eleitores maranhenses até maio de 2018; atualmente, os mais de 4 milhões de eleitores, 2 milhões já usam a impressão digital para votar

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Até 2018, eleitores de 52 cidades maranhenses já estarão cadastrados na biometria
Até 2018, eleitores de 52 cidades maranhenses já estarão cadastrados na biometria (biometria)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mantém o cronograma de recadastramento biométrico no Maranhão. Na última semana, outros três municípios começaram o processo. No total, até junho, 19 cidades estarão com equipes da Justiça Eleitoral para incluir eleitores no sistema biométrico de votação.

Na quinta-feira, 18, o presidente do TRE, desembargador Raimundo Barros, participará de audiência pública na cidade de Chapadinha. Por lá, o recadastramento obrigatório começou no fim de março e ocorrerá até setembro. Devido à baixa procura para o serviço, o magistrado explicará a necessidade do recadastramento para os eleitores.

Além de Chapadinha, estão em processo de inclusão de eleitores mais 14 cidades do interior maranhense entre elas Mata Roma, João Lisboa, Paraibano, Grajaú, Presidente Dutra, São João do Sóter, Guimarães, Joselândia e Itaipava do Grajaú.

Na semana passada, três cidades começaram o recadastramento: Icatu, Vargem Grande e Brejo. Iniciarão o processo dia 29 deste mês os municípios de Anajatuba, Tuntum e Pinheiro. Em junho, está na programação do recadastramento feito pelo TRE a cidade de Formosa da Serra Negra.

A meta do tribunal é incluir 52 cidades maranhenses no sistema biométrico até maio de 2018. Com isso, os eleitores recadastrados estarão aptos a votar pela identificação da impressão digital.

Se a meta for alcançada, nas eleições 2018, o Maranhão estará com 70% do eleitorado apto a votar usando a biometria. Atualmente, o estado conta com cerca de 4,6 milhões de eleitores sendo que destes, 2,9 milhões (45,36%) de 46 municípios já estão biometrizados e, neste ciclo 2017/2018, poderão chegar a mais de 1 milhão de eleitores a mais já recadastrados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.