Reforma Política

Câmara instala hoje comissão especial para análise de proposta de duração de mandatos políticos

Câmara dos Deputados vai começar analisar PEC que trata da duração e coincidência de mandatos eletivos nos níveis federal, estadual e municipal e nos Poderes Executivo e Legislativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Deputado Marcelo Castro é o autor da proposta sobre duração de mandato eletivo
Deputado Marcelo Castro é o autor da proposta sobre duração de mandato eletivo (marcelo castro)

Será instalada nesta quarta-feira, 17, comissão especial para analisar proposta que trata da duração e coincidência de mandatos de políticos (PEC 77/03).

A PEC do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) acaba com a reeleição majoritária, determina a coincidência das eleições e fixa em cinco anos a duração dos mandatos para os cargos eletivos, nos níveis federal, estadual e municipal, nos Poderes Executivo e Legislativo.

A comissão deve analisar emenda substitutiva a ser apresentada pelo relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Vicente Candido (PT-SP).

Candido já adiantou que pretende usar a PEC 77/03 para agilizar a análise da proposta que prevê o sistema de votação em listas fechadas de candidatos a vereador e deputado nas eleições de 2018 até 2022; e um sistema misto – distrital e com lista fechada – a partir da eleição de 2026.

Na ocasião serão eleitos presidentes e vice-presidentes do colegiado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.