Agricultura

Sarney Filho participa da primeira colheita da Fazenda Santo Antônio

Para o ministro do Meio Ambiente, os agricultores conscientes mantêm as áreas verdes, porque sabem da importância para os seus negócios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Sarney Filho com dirigentes da Fazenda Santo Antônio, em Buriticupu
Sarney Filho com dirigentes da Fazenda Santo Antônio, em Buriticupu (Sarney Filho com dirigentes da Fazenda Santo Antonio, em Buriticupu)

BURITICUPU - Em visita à Fazenda Santo Antônio, em Buriticupu, no Maranhão, na manhã da última sexta-feira,12, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, afirmou que o Brasil passa por uma nova fase da produção agroindustrial, em que a natureza e o meio ambiente são aliados do desenvolvimento. A cerimônia reuniu cerca de 1,5 mil trabalhadores do grupo no Estado, além de autoridades do Maranhão e do Mato Grosso.

Segundo o ministro, sua presença na celebração da primeira colheita de grãos da fazenda é uma sinalização importante de que sua missão no MMA é ajudar o Brasil a avançar numa agenda socioambiental de desenvolvimento, com sustentabilidade. “Os agricultores conscientes, como estes que estão aqui, mantêm nossas áreas verdes, porque sabem da importância da natureza para os seus negócios”, disse.

Para Sarney Filho, não se pode mais desmatar irresponsavelmente as matas ciliares dos rios e aterrar as nascentes, porque elas fazem os riachos que, por sua vez, fazem os rios. “Não existem rios grandes se não existirem os pequenos. O segredo da agricultura é a água e a geração da água quem faz é a natureza”, argumentou.

Práticas sustentáveis

A Fazenda Santo Antônio é propriedade do Grupo Scheffer, tradicional produtor de soja do Mato Grosso. O presidente do grupo, Elizeu Scheffer, disse que o objetivo do convite ao Ministro era mostrar as práticas sustentáveis de suas empresas.

“Queremos deixar o pessoal mais tranquilo sobre como agimos com relação ao meio ambiente. Trabalhamos com preocupação com a natureza”, assegurou. Entre as iniciativas socioambientais apresentadas estão gestão de resíduos sólidos, reflorestamento, geração de energia limpa e recuperação de áreas degradadas.

O Ministro Sarney Filho destacou ainda as mudanças positivas no País durante o primeiro ano de gestão do presidente Michel Temer, como a queda acentuada da inflação, e enfatizou a necessidade de que sejam aprovadas as reformas propostas pelo Governo.

“A Bíblia diz que há tempo de plantar e há tempo de colher. Estamos aqui para colher, mas também para plantar”, falou, referindo-se à construção do futuro do país. Sarney Filho foi muito aplaudido ao afirmar que, daqui a um ano, as áreas ambiental e agropecuária poderão dizer que ajudaram a reerguer o Brasil.

Frase

“Não existem rios grandes se não existirem os pequenos. O segredo da agricultura é a água e a geração da água quem faz é a natureza”

Sarney Filho

Ministro do Meio Ambiente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.