Data comemorativa

Domingo foi de inúmeras homenagens às mães em SL

Restaurantes receberam muitas famílias, que comemoraram a data especial; enquanto no Cemitério Jardim da Paz o momento foi de emoção e saudade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Família de dona Antônia Araújo, 65, comemora.
Família de dona Antônia Araújo, 65, comemora. (Dia das mães)

SÃO LUÍS - O Dia das Mães em São Luís foi marcado por homenagens. Além de se reunir em casa, para o café da manhã, almoço ou jantar, muitas famílias mantiveram a tradição de ir a restaurantes, que experimentaram um dia de mesas lotadas. Os cemitérios da capital também receberam um volume considerável de pessoas em visita a túmulos de entes queridos.
Nos restaurantes, quem não reservou mesa, teve de entrar na fila de espera. Os garçons se desdobraram no atendimento. Foi um dia de mesas dobradas, flores, declarações de amor e sorrisos. No centro das atenções, as homenageadas derretiam-se para os filhos. As mesas mais animadas reuniam famílias numerosas, como a da professora aposentada Antônia Araújo.
Filhos, netos, noras e genros de Antônia Araújo escolheram o restaurante Porto Seguro, no centro de São Luís, e se reuniram em torno da matriarca da família. “Ela é uma ótima mãe para o meu marido e acaba sendo a minha mãe também. Todos os anos, nós nos reunimos em um restaurante para festejar a data, pois a nossa família é grande”, disse a nora, Cléa Araújo, também professora.
Dona Antônia Araújo orgulha-se em dizer que tem uma família de professores. Não somente ela e a nora são, mas também o marido, os filhos, os genros e as noras. “É tanto professor que daria para construir uma escola”, brincou, enquanto posava ao lado dos netos para “selfies”.
Em outra mesa, dona Maria do Carmo Barbosa recebia o carinho da família. Aos 61 anos, ela se orgulha dos filhos que criou e dos netos que ganhou. “Começamos a festejar aqui e continuaremos em casa, mais tarde. Afinal, hoje é um dia para festejar de manhã, de tarde e à noite”, disse a filha Sandra Regina, ao lado da irmã, Silva Helena Barbosa.

Jardim da Paz
Uma das homenagens mais emocionantes que marcou o Dia das Mães em São Luís aconteceu no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar. Uma equipe do departamento comercial do cemitério teve uma ideia diferente e promoveu uma singela e comovente ação para tocar o coração das pessoas que se dirigiram ao campo-santo para levar flores e orar às mães que já se foram.
Por meio de um sistema de som, as pessoas eram chamadas para se posicionarem em um ponto estratégico, onde funcionários do cemitério já formavam uma fileira segurando balões com gás hélio.
Cada pessoa era convidada a pegar um balão representando sua mãe, enquanto um mestre de cerimônia iniciava a leitura de um tocante texto abordando a relação entre mãe e filhos e a passagem para a eternidade. Muitos não contiveram as lágrimas. O ponto alto da homenagem foi quando todos soltaram os balões e, sob aplausos, acompanharam sua partida em direção ao céu.
Segundo Flaynon Pereira, gerente comercial do Jardim da Paz, o objetivo era fazer algo inédito. “Achávamos que precisávamos fazer uma homenagem diferente a todas as mães que descansam neste lugar de paz e com a participação de seus parentes, que aqui vieram para homenageá-las. É um dia muito especial, em que precisamos refletir sobre a importância do amor de mãe, quer elas estejam ainda conosco, ou já tenham partido, pois o amor nunca morre”, disse Flaynon Pereira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.