Imunização na capital

São Luís está 47,4% abaixo da cobertura vacinal prevista

Dado é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização; no fim de semana, ocorre o Dia D da campanha, e ações acontecem até o dia 26

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Doses da vacina contra gripe à disposição no Socorrinho do São Francisco para o Dia D de imunização
Doses da vacina contra gripe à disposição no Socorrinho do São Francisco para o Dia D de imunização (vacinação)

SÃO LUÍS - São Luís está 47,4% abaixo da cobertura vacinal prevista para a gripe, este ano. Neste fim de semana, ocorre o Dia D da campanha de imunização, com a mobilização de agentes nas 63 unidades de saúde da cidade que estão disponíveis nos distritos Centro, Itaqui-Bacanga, Bequimão, Coroadinho, Cohab, Vila Esperança e Tirirical. De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde (MS), as ações deverão ocorrer até o dia 26 deste mês.

No total, segundo a coordenação do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apenas 32,52% do público-alvo foi vacinado até sexta-feira, 12. O percentual, apesar de considerado baixo, ainda é superior à média de todo o estado. Segundo o MS, no Maranhão, 25,87% das pessoas que são o foco da campanha deste ano foram imunizadas.

De acordo com dados da Semus - conforme orientação do MS -, a meta é atingir, pelo menos, 80% do público-alvo que este ano inclui professores de escolas públicas e privadas que estejam em atividade (uma das novidades da campanha de 2017). Além dos docentes, também terão que ser vacinadas pessoas a partir dos 60 anos de idade, crianças entre seis meses e quatro anos de idade, gestantes e as chamadas puérperas (até 45 dias após o parto).

Outro público-alvo da campanha serão os profissionais de saúde (considerados essenciais para o sucesso das ações). Por fim, deverão ser protegidos os indígenas, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Cobertura por público
Segundo a Semus, até o momento, apenas 19,9% das crianças foram vacinadas contra a gripe. Já os trabalhadores da saúde apresentam cobertura de 46,9%. No total, 35,2% das gestantes estão protegidas, assim como 34% dos idosos e 28,5% das puérperas.l

SAIBA MAIS

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 17 de abril deste ano. Outra novidade dos trabalhos este ano é a vacinação dos chamados acamados, ou seja, são pessoas que estão incluídas no público-alvo, no entanto, por falta de condições de locomoção, não conseguem se dirigir até às unidades de saúde. Por isso, a Semus disponibiliza a ida de agentes até a residência do paciente. Outras informações sobre o serviço podem ser adquiridas por meio do telefone: (98) 32124329 (contato da Vigilância Epidemiológica do Município). Segundo dados da Semus, constituem o público-alvo aproximadamente 189.314 pessoas. Deste total, 127.750 ainda não se vacinaram. Somente no dia D do ano passado, mais de 80 mil pessoas foram vacinadas. A meta do Município é, no mínimo, igualar este valor.

Números
32,52%
do público-alvo foi vacinado contra a gripe em SL
127.750 pessoas ainda não foram imunizadas na cidade

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

Relação das unidades abertas para o Dia D

Distrito Centro
C.S da Liberdade
Centro de Saúde Paulo Ramos
C.S Bezerra de Menezes
PSF do São Francisco

Distrito Itaqui Bacanga
C.S. Vila Bacanga
U. M. Itaquí Bacanga
C. S. Valdecy Eleoteria Martins (Paraiso)
C. S. São Raimundo
C. S Yves Parga
C.S. Vila Nova
H. Aquiles Lisboa
PSF. da Vila Embratel
PSF. da Gapara

Distrito Coroadinho
C.S do João Paulo
C.S Bairro de Fátima
U.M Coroadinho
C.S Carlos Macieira
PSF Dr. Antonio Guanaré

Distrito Cohab
P. Socorro do Anil
C.S Genésio Ramos Filho
C.S Cohab - Anil
C.S Salomão Fiquene
C.S Djalma Marques
C.S Turu
M. Marly Sarney

Distrito Bequimão
C. S Genésio Rego
Amb. da APAE
U.M. Bequimão
C.S. Amar
C.S. do Vinhais
C.S. Radional
PSF da VL. Lobão

Distrito Tirirical
C.S. João de Deus
C. Com. João de Deus
U.M. São Bernardo
PAM - C. Operaria
C.S Santa Bárbara
PSF Drª Nazaré Neiva
PSF Dr.Antonio Carlos S. Reis I
PSF Maria Ayrecila II
PSF Jailson Alves III
PSF Santa Clara
PSF Santa Efigênia
C.S São Cristóvão
PSF Pirapora
PSF Jard. São Cristóvão
PSF Fabiciana Moraes
PSF Vila Janaina
PSF Expedito Alves de Melo
PSF Coquilho

Distrito Vila Esperança
C.S. Itapera
C.S. Quebra Pote
C.S. Tales Ribeiro Gonçalves
C.S. Vila Sarney
C.S. Pedrinhas I
C.S. Pedrinhas II
C.S. Tibiri
C.S. Maracanã
PSF Coqueiro
PSF Jose de Ribamar Frazão
C.S. Laura Vasconcelos
PSF Rio Grande (Mª de Lourdes)
C.S Vila Itamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.