Saúde

65 mil sofrem de distúrbio pouco conhecido no Brasil, segundo MS

Saiba mais sobre a distonia, distúrbio neurológico do movimento que causa dor e pode comprometer a vida; condição é dolorosa e de difícil diagnóstico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
(distonia)

SÃO PAULO - Com o objetivo de gerar conhecimento e alertar a população para o diagnóstico precoce, em maio é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Distonia (dia 6), distúrbio neurológico caracterizado por movimentos involuntários decorrentes de contração muscular.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 65 mil brasileiros são afetados pela condição. A distonia pode se manifestar em diferentes idades, mas é mais comum entre 40 e 60 anos. Tem maior incidência em mulheres, cerca de três casos para cada homem e o diagnóstico é difícil.

“Muitas vezes a distonia é confundida com outras doenças de ordem neurológica, e até mesmo com tiques nervosos, o que retarda o diagnóstico e prejudica o tratamento”, afirma o médico Nasser Allan, neurologista e PHD em Neurociências.

As causas são indefinidas em 2/3 dos casos. Nas demais ocorrências, a doença pode ser ocasionada por exposição a drogas, lesões cerebrais, transtornos metabólicos, entre outros.

“Em casos moderados ou graves a distonia pode limitar a vida do paciente, dificultando fala, andar, escrever, comer sozinho, tomar banho, entre outras ações cotidianas”, explica o especialista.

Um outro ponto sensível na rotina de quem sofre com a distonia é o preconceito em função dos movimentos involuntários, frequentemente confundidos com doenças que afetam a capacidade intelectual e o comportamento.

O tratamento é medicamentoso nas formas generalizadas. Para as manifestações focais aplica-se Toxina Botulínica A, feita diretamente nos músculos acometidos, como forma de inibir a contração involuntária, além de diminuir a dor e possibilitar a retomada mais harmônica dos movimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.