Solução

UFMA nomeará 10 novos professores para Pinheiro

Equipe de trabalho está empenhada em viabilizar o reinício das atividades do curso de Medicina naquele município, com qualidade, sem que haja prejuízos para os alunos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Reitora se reúne com o colegiado do curso de Medicina de Pinheiro e anuncia contratação de docentes
Reitora se reúne com o colegiado do curso de Medicina de Pinheiro e anuncia contratação de docentes (UFMA)

SÃO LUÍS - Dez professores, já aprovados em concurso público e processo seletivo, serão nomeados para o curso de Medicina de Pinheiro. A medida visa atender às demandas do curso e cumprir o calendário acadêmico do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia. O anúncio foi feito pela reitora Nair Portela, em reunião com docentes, técnicos administrativos e discentes que formam o colegiado do curso de Medicina do campus de Pinheiro.

A equipe de trabalho está empenhada em viabilizar o reinício das atividades com qualidade, sem que haja prejuízos para os alunos. “A Universidade Federal do Maranhão [UFMA] está tomando todas as providências para resolver as questões emergenciais de que o curso necessita”, disse a reitora.

Entre outras ações definidas estão a abertura de concurso público para mais quatro vagas de docentes em diversas especialidades médicas. Durante a reunião, também foram apresentadas as adequações na parte estrutural do campus, que recebeu melhorias em vários setores. A Universidade Federal do Maranhão também conta com o apoio das Secretarias de Saúde do Estado e do Município para as atividades práticas para receber os alunos no hospital regional e na rede municipal de saúde.

Segundo a reitora Nair Portela, é uma luta diária, que a UFMA vencerá. “Com o comprometimento e o apoio de todos, estamos estabelecendo conquistas diárias para os alunos do campus de Pinheiro. Nossa principal preocupação é o compromisso educacional com os professores e alunos”, finalizou a reitora.

ENTENDA O CASO

A pauta de reivindicações dos estudantes de Medicina de Pinheiro foi exposta durante protesto, realizado no dia 27 do mês passado, no campus universitário Dom Delgado (São Luís) da UFMA. Na ocasião, os estudantes – com cartazes e apitos – também realizaram passeata na Avenida dos Portugueses (no sentido Centro-universidade). A manifestação causou um longo engarrafamento no trecho e uma série de transtornos para as pessoas que desejavam se locomover para a área Itaqui-Bacanga.
No dia 29, a UFMA informou, em nota, que “havia se reunido com os alunos” e acertado o retorno às aulas no dia 2 deste mês. O fato foi negado pelos estudantes, que informaram que não cumpririam o prazo.
Ainda no dia 2 deste mês, finalmente houve uma reunião entre a reitoria da universidade e os alunos. Na oportunidade, ficou acertado que os estudantes entregariam, no prazo de uma semana, um documento contendo as reivindicações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.